Notícia

Ver notícia

A maior comunidade da capital conhece os projetos sociais da concessionária

 

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio visitou, nesta terça-feira (19/10), a Associação União Pro-Melhoramento dos Moradores da Rocinha. O encontro teve o objetivo de captar pessoas com perfil de governança para integrar o Programa Afluentes, que após lançado, será um canal aberto de comunicação entre a comunidade e a empresa.

Na ocasião, foram apresentadas algumas das ações do plano de concessão e os projetos sociais que vão caminhar em conjunto com as obras para garantir fornecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A equipe também ouviu o relato dos moradores sobre os principais problemas enfrentados na região como falta de água, de redes de esgoto, de coleta de lixo, carência de acessibilidade, urbanização, entre outros.

Segundo o presidente da associação, Wallace Pereira, o abastecimento irregular de água é recorrente e aflige a comunidade com gravidade, onde alguns dos 32 sub-bairros chegam a ficar até 15 dias sem água.

 “Como desdobramento dessa situação, alguns moradores retiram a boia da caixa d’água para aumentar o volume de água, o que colabora com o desperdício. Em contrapartida, há domicílios que não possuem caixa d’água, o que impossibilita o armazenamento de água nos momentos de escassez.”, disse Wallace.

As lideranças comunitárias destacaram que devido à falta de água, durante os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19, muitos não puderam seguir as recomendações dos órgãos sanitários, como higienizar as mãos.

Em relação ao esgotamento sanitário, a situação mais crítica apontada pelos participantes do encontro foi a da Rua Zé do Foguete, situado na parte baixa do morro ao lado de toda a extensão do valão. Muitas vielas próximas a este ponto apresentam esgoto a céu aberto.

A equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio tem feito visitas diárias em comunidades da capital para identificar lideranças com perfil para integrar o Afluentes, que funcionará como um atendimento personalizado e prioritário para as lideranças comunitárias na identificação e solução de problemas.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos