Notícia

Ver notícia

Esse foi o cenário encontrado pela equipe do Afluentes na comunidade do Chapadinho

 

A falta de saneamento básico é um dos maiores problemas que a comunidade do Chapadinho, localizada atrás do Chapadão, no bairro da Pavuna, convive diariamente. Com cerca de 900 moradores, a localidade possui uma única rede de esgoto, criada pelos próprios moradores, portanto, extremamente precária e irregular.

Paulo com equipe da Águas do Rio. " Viver com mais dignidade.  Esse é o meu sonho"

Paulo com equipe da Águas do Rio. ” Viver com mais dignidade. Esse é o meu sonho”

O líder comunitário e cofundador da comunidade, Paulo Fernandes, também conhecido como Paulo Fantasia, foi quem recebeu a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio que, nesta quinta-feira (4/11), esteve no local para apresentar o programa social Afluentes, e contou um pouco da história e das dificuldades enfrentadas pelos moradores da comunidade.

“Onde existe o Chapadinho hoje antes era tudo matagal, brejo mesmo. Os moradores invadiram o terreno e foram construindo suas casas. A rede de esgoto é uma só para toda a comunidade, falta água, falta esgotamento sanitário, falta tudo. Nunca fomos atendidos apesar de anos pedindo algum tipo de assistência”, relata com tristeza Paulo Fantasia.

Precisamos de esgotamento sanitário para diminuir as doenças

Precisamos de esgotamento sanitário para diminuir as doenças

O Chapadinho, apesar de territorialmente pequeno, possui grandes desafios de infraestrutura a serem sanados desde seu surgimento, há 20 anos. Atualmente sofre com casos de leptospirose, em crianças, decorrente da precariedade na coleta de esgoto.

“Estou aqui desde o surgimento desta comunidade. Acho que hoje é a segunda vez que o Chapadinho recebe alguém com desejo de nos ajudar. Vivemos de forma extremamente precária. Por isso, minha esperança é que com a chegada da Águas do Rio, nossa vida possa ser um pouco melhor e mais digna. Esse é o meu sonho”, afirmou Fantasia.

A apresentação do projeto e a proposta de parceria e diálogo aberto entre a Águas do Rio e as lideranças comunitárias reacenderam a esperança dos moradores, que segundo relato de Paulo, hoje são em sua maioria mulheres, desempregadas e mães de família com filhos pequenos, de alcançarem mais saúde e qualidade de vida.

O programa Afluentes tem por objetivo promover aproximação e estreitar os laços entre a Águas do Rio e as lideranças comunitárias. A concessionária acredita as comunidades merecem atendimento de qualidade e preço justo.

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.