Notícia

Ver notícia

Águas do Rio instala válvula controladora de vazão em São João de Meriti, que futuramente será operada de forma remota

Tecnologia e efetividade foram premissas determinantes para que uma válvula controladora de vazão fosse instalada numa tubulação que abastece o bairro Jardim Metrópole, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A iniciativa, segundo a Águas do Rio, foi o primeiro passo para permitir que futuras operações no sistema sejam realizadas a distância, a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, que fica no Centro do Rio de Janeiro.

“A válvula garantirá, além de controle a distância, a setorização do fornecimento de água. Ou seja, para futuros reparos, independente da ocorrência, poderemos isolar algumas áreas e reduzir o trecho que terá o abastecimento suspenso, impactando um número menor de pessoas”, explicou Felipe Vazquez, gerente operacional da companhia.

Atualmente, a Baixada Fluminense possui, de forma totalmente automatizada e operadas pelo COI, 20 equipamentos semelhantes. Para este ano, está prevista a instalação de 22 válvulas que acompanharão este mesmo modelo com operação remota – quatro delas já estão em funcionamento. Neste primeiro momento, essas últimas são operadas por técnicos em visita ao local.

Monitoramento ininterrupto

Em Belford Roxo, outra ação da concessionária permitirá um melhor controle do volume de água nas redes de abastecimento. Na Avenida Benjamin Pinto Dias, por exemplo, técnicos instalaram neste ano três válvulas em uma tubulação de grande porte que faz a conexão entre quatro adutoras.

Essas peças trazem mais segurança para o sistema de abastecimento, pois permitem o controle da pressão e do volume de água que passa por estas tubulações de grande porte. Com isso, a concessionária ganhará maior controle da quantidade de água que chega à região atendida, proporcionando um fornecimento mais estável à população. Futuramente, essas válvulas receberão equipamentos completos de automação e telemetria, permitindo que técnicos operem os sistemas remotamente, diretamente do COI.

“Essa intervenção faz parte do nosso cronograma de ações para melhorar o fornecimento de água na Baixada Fluminense, pois temos o compromisso de levar qualidade de vida e dignidade às famílias em toda a nossa área de concessão”, finaliza Felipe.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...