Notícia

Ver notícia

Ações realizadas pela Águas do Rio tiveram como objetivo promover a preservação e a conscientização ambiental

Junho foi marcado por diversas atividades educativas de preservação ambiental na Baixada Fluminense. Durante o Mês do Meio Ambiente, a Águas do Rio promoveu palestras para cerca de mil estudantes e professores, abriu as portas de uma estação de tratamento de água para que jovens pudessem saber mais sobre o ciclo deste recurso e lançou um programa para monitorar rios da região. Essas e outras ações em várias cidades, de acordo com a concessionária, reforçam o compromisso com a sustentabilidade e contribuem para formar multiplicadores de conhecimento.  

“As pessoas conseguem aprender sobre a importância da água no dia a dia e como o esgoto tratado faz toda a diferença para cuidarmos do meio ambiente e da saúde pública. Sabemos que essa é uma das formas de garantir um futuro sustentável para as próximas gerações e queremos transformar vidas e realidades onde atuamos”, explicou Luciana Muniz, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Por meio do programa Saúde Nota 10, que conscientiza estudantes sobre os cuidados com o meio ambiente tendo como pano de fundo o saneamento básico e a cidadania, a companhia levou palestras a colégios de Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Na ocasião, atividades interativas também ajudaram a acabar com as dúvidas de crianças e adolescentes.

A empresa também marcou presença na Semana do Meio Ambiente de Duque de Caxias. No bairro Taquara, atividades relacionadas ao caminho que a água faz até as torneiras renderam um passeio a cerca de 30 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Nova América. A visita aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA) Taquara e fez parte do programa Portas Abertas, que tem a finalidade de apresentar unidades operacionais da concessionária para a população.

“O pessoal mostrou para nós que a água que vem dos rios precisa ser tratada antes de ser usada pelas pessoas. Aprendemos hoje como é importante o trabalho que eles fazem”, disse Solange Santiago, de 11 anos, que esteve na ETA.

Em Belford Roxo, visitantes da 2ª ExpoBel de Meio Ambiente puderam aproveitar os jogos educativos oferecidos pela concessionária para ter noções sobre saneamento básico.

“Foi muito importante ter a Águas do Rio presente no evento pelo segundo ano consecutivo. Ela é a distribuidora de água que abastece nossa região e se mostra preocupada com as atividades que realizamos aqui”, destacou Nathália Varela, que é bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Belford Roxo.

Monitora Rio é lançado

No dia 5 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Águas do Rio realizou o plantio de mudas de espécies nativas às margens do Rio Cabenga, em Nova Iguaçu A iniciativa marcou o lançamento do programa Monitora Rios, em parceria com a ONG Onda Verde, que tem como propósito a criação de uma rede de jovens engajados no monitoramento de rios e canais nas cidades de Nova Iguaçu, Japeri e Queimados.

Todo mês, 30 voluntários conhecidos como “Guardiões do Rio”, que são alunos de escolas municipais, participarão de atividades externas para coletar e analisar amostras dos rios D’Ouro, Cabenga e Queimados.

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água