Notícia

Ver notícia

Obra permite que 100 imóveis do distrito de Casimiro de Abreu possam ter acesso à água tratada e regularizada pela primeira vez

A extensão de uma rede de abastecimento de água mudou o dia a dia de moradores e comerciantes de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. De acordo com a Águas do Rio, a obra, que se estendeu por um trecho de mais de mil metros, tem capacidade de beneficiar cerca de 100 imóveis residenciais e comerciais dos bairros Santa Irene e Jardim Miramar.

Israel Marques tem 63 anos, 53 deles vividos no Jardim Miramar. Além de saúde, dignidade e qualidade de vida, ele acredita que ter água tratada na torneira de casa com regularidade é sinônimo de progresso:

“Quando vim morar aqui eram só três casas construídas. E sem abastecimento. Furei cinco pontos no meu terreno para encontrar água. Agora, com a chegada de uma nova rede, já solicitei à Águas do Rio uma ligação, pois isso representa crescimento para a nossa cidade”, disse Israel, que trabalha fazendo frete.

Nos dois bairros, funcionários do setor comercial da concessionária têm visitado moradores e comerciantes para falar sobre a importância de estarem conectados à rede pública. Eles também oferecem condições especiais de pagamento para a ligação da água, o que, inclusive, pode ser parcelado. A solicitação pode ser feita pelos canais de atendimento da empresa, como o 0800 195 0 195, ou na loja da Águas do Rio na Rua Major Samuel Barreira, 87, Centro, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Famílias de baixa renda também podem pedir a inclusão na Tarifa Social. Caso os requisitos necessários sejam atendidos, o cadastro estará concluído, e o consumidor passará a receber o benefício na fatura seguinte. 

Moradora do Santa Irene, Márcia Silva comemorou quando viu a conta no seu nome: “É muito bom estar legalizada e mais ainda ter água boa e tratada. Sabemos que, agora, qualquer problema tenho a quem recorrer”, disse a nova cliente.

Melhorias no sistema de distribuição

A Águas do Rio informou ainda que vem investindo em melhorias constantes no sistema, por meio da troca de tubulações antigas que obstruíam facilmente a passagem da água. A companhia também implantou equipamentos de monitoramento e realiza manutenções preventivas, além de constantemente checar a vazão em vários trechos da cidade.

Segundo Bernardo Pereira, supervisor de Eletromecânica da companhia, o investimento mais recente foi a instalação de mais dois pontos de controladores de pressão (PCP), ambos utilizando placas solares, que fazem a conversão da luz do sol em energia elétrica. Os PCPs servem para monitorar a pressão na rede 24 horas por dia.

“O objetivo é evitar o desabastecimento e o rompimento de redes. A utilização das placas solares é uma solução diante das dificuldades de operar em áreas mais isoladas que sofrem com o fornecimento irregular de energia elétrica, além, é claro, de trabalharmos com energia sustentável, o que é bom para o meio ambiente. Incluiremos este mesmo modelo em outros 50 locais nos 12 municípios onde operamos no interior, como Itaocara, Cambuci, Cantagalo e Rio Bonito”, explicou Bernardo.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados