Notícia

Ver notícia

Empresa investe em ações que proponham mudanças de postura, de cultura e revisão de valores pautados pela temática étnico-racial

“Eu tinha oito anos e me lembro que estudava em uma escola particular, onde eu era o único negro da minha sala, a professora sempre me impedia de assistir às aulas, me colocava no corredor. Isso me marcou muito. Já adulto, fui abordado pela polícia de forma agressiva porque eles me confundiram com um assaltante apenas pela minha cor de pele. O racismo acontece todos os dias, às vezes de forma sutil, mas é bom saber que trabalho em uma empresa que luta contra o preconceito”. O relato foi feito pelo assistente comercial Sidiney Santos, de 33 anos, que participou nesta terça-feira (30/05) do “ABC da Raça: Letramento Racial”, treinamento que faz parte do “Respeito dá o Tom”, programa desenvolvido pela Águas do Rio.

Com o objetivo de promover um ambiente livre de preconceitos, a concessionária ofereceu a capacitação ministrada pelo especialista em Ações Afirmativas do Instituto Identidades do Brasil (IDBR), Tiago Alves. Colaboradores dos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis participaram da atividade, que está percorrendo outras unidades da empresa. O projeto ABC da Raça tem como uma de suas principais missões disseminar o conhecimento, por meio do letramento racial e da educação antirracista.

O diretor superintendente, com atuação na Baixada Fluminense, Luiz Fabbriani, reforçou o compromisso da empresa com ações que contribuam para um ambiente de trabalho que não perpetue a desigualdade racial. “Temos o comprometimento de contribuir com a formação de uma cultura sem preconceitos em todas as esferas do negócio, do corporativo à operação, com a finalidade de combater as desigualdades estruturais e institucionais em nosso ambiente de trabalho. E a melhor forma de debater sobre esse tema é trazer o assunto para perto, para nossa realidade”, destacou Fabbriani.

Atuação da empresa

O “Respeito Dá o Tom” é um programa criado pela Aegea, em 2017 com a missão de promover a equidade nas oportunidades de acesso, crescimento e desenvolvimento da população negra em todas as concessionárias, incluindo a Águas do Rio. A companhia está trabalhando para aumentar o número de profissionais negros em cargos de liderança, além de oportunizar e potencializar a participação de mulheres em posição de liderança até 2030.

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.