Notícia

Ver notícia

Tecnologia, cuidado com pessoas e com o meio ambiente e uma empresa fluminense que está atraindo novos investimentos para o estado.

 

Mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas com melhorias no abastecimento de água, sendo 250 mil com água encanada pela primeira vez dentro de casa, como  Marilene da Silva, que contou pessoalmente a mudança que está vivendo, a partir da chegada da água potável em sua comunidade.

“Quando a Águas do Rio chegou na minha comunidade melhorou não só a minha vida, mas a vida de todos. Hoje a minha casa está limpa. A roupa não está suja. Não fica louça na pia. A higiene da minha família melhorou. Só tenho gratidão”, contou a moradora da Terra Encantada, na Pavuna.

Cláudio Castro, o vice-governador, Thiago Pampolha e os secretários da Casa Civil, Nicola Miccione, e de Gabinete, Rodrigo Abel, assistiram, na nova sede da empresa, no Armazém 2 do Porto Maravilha, nesta quarta-feira (11/1), uma apresentação, realizada pelo presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini,  com o balanço do avanço do saneamento em um ano de operação da concessionária, nas 27 cidades onde atua. E os números impressionam: mais de 3,7 milhões de atendimentos e cerca de 2,5 milhões de serviços realizados; 118 mil famílias incluídas na tarifa social, chegando a 368 mil famílias com esse benefício, o que permite o acesso a serviços essenciais, como água e esgoto tratados. E um dado muito valorizado pelo presidente da companhia: a geração de oito mil empregos diretos, sendo 4.500 deles moradores de comunidades.

Bianchini destaca as 250 mil famílias que passaram a ter água encanada pela primeira vez

“A maior felicidade do nosso trabalho é ver a mudança na vida dos nossos funcionários e dos nossos clientes, levando saúde e dignidade. É isso que nos motiva a seguir em frente”, afirmou Bianchini.

A prestação de contas destacou ainda as principais iniciativas ambientais para a contribuição da despoluição da Baía de Guanabara. Ações que tornaram as águas das praias de Botafogo, Flamengo, Paquetá, Canal Lineu de Paula Machado, no Jardim Botânico mais limpas, bem como a Lagoa Rodrigo de Freitas.

“Ver o avanço desse trabalho é a realização de um sonho. Eu não tinha dúvidas de que essa concessão seria um divisor de águas para o nosso estado e que transformaria a vida dos fluminenses. Eu acrescento a esse balanço um outro dado: à abertura de 200 mil novas empresas e à segunda colocação de empregabilidade. A chegada de empresas como Aegea, através dessa concessionária, atrai novos investimentos. Graças a esses recursos estamos melhorando a vida da população”, enfatizou o governador.

A comitiva esteve no Centro de Operações Integradas, onde pode conferir a alta tecnologia utilizada para monitorar e operar as unidades, em tempo real, nos 27 municípios e os serviços realizados. “Essa concessão e os resultados obtidos, em apenas um ano, são orgulho para nós e para o Brasil. Isso demonstra que o que importa é quem vive e empreende aqui no estado, promovendo um ciclo virtuoso de prosperidade para todos”, conclui o governador.

Compromisso Ambiental e Social

Com explanação sobre a importância da preservação do meio ambiente, o biólogo Mario Moscatelli explicou as ações que têm sido realizadas pela Águas do Rio para a recuperação da Lagoa Rodrigo de Freitas. O espaço já apresenta água mais límpida, após intervenções da concessionária no sistema de esgotamento sanitário da região, e a presença de animais no local tem sido mais frequente, inclusive de espécies raras.

Ricardo Gomes mostra imagens da vida marinha na Baía de Guanabara

Também o biólogo e cinegrafista, Ricardo Gomes esteve na visita, destacando as melhorias já observadas na Baía de Guanabara devido ao trabalho contínuo de retirada das contribuições irregulares de esgoto neste importante ecossistema.

Ao fim do evento, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, da organização sem fins lucrativos “Ação Social Pela Música do Brasil”, que promove a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social e conta com o apoio da Águas do Rio, fez uma apresentação para os presentes.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...