Notícia

Ver notícia

Águas do Rio leva líder quilombola de Magé e grafiteiro da Pavuna para participarem de atividades do evento e ampliarem a mensagem

 

A expansão do diálogo é fundamental na busca de uma mudança significativa. Pensando nisso, a Águas do Rio convidou agentes transformadores e influenciadores para participarem da Glocal Experience. No primeiro dia do evento, (9/7foi a vez  da líder do Quilombo Maria Conga, de Magé, Yasmine Alfradique, e do grafiteiro André Rongo, um dos fundadores do Museu do Grafite, na Pavuna.

Yasmine – referência jovem, negra e liderança do Quilombo Maria Conga em Magé

Yasmine Alfradique acompanhou a palestra “Diálogos Estruturados: Expandindo a Cultura da Moda”, com Yamê Reis, Day Molina, Ana Paula Xongani e Larissa Greven. Na discussão, a moda no contexto ambiental, cultural e social.

“Foi incrível participar deste evento e desta palestra. Sou uma referência jovem e negra e ouvir a história de outras pessoas é muito construtivo, além do nos dar fôlego para seguir adiante. E tudo que ouço aqui, ou em outros locais onde tenho a oportunidade de ir, levo para dentro da minha comunidade”, disse Yasmine, que participa do programa Afluentes, promovido pela Águas do Rio que engaja lideranças comunitárias para a melhoria do saneamento e a conquista de dignidade e qualidade de vida. Ela contou ainda que a primeira Estação de Tratamento de Água de Magé, inaugurada em junho pela concessionária, está gerando impacto positivo na comunidade.

André Rongo: ” Cato lixo e descarto arte”

Morador da Pavuna, André Rongo foi convidado para grafitar um dos 17 cubos que representa os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. O artista ficou responsável pelo de número 14, sobre “Vida na água”, que foca na conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Em seus trabalhos, 100% ecológicos, André utiliza resíduos e lixo coletados nos rios de sua própria comunidade para fazer arte, usando-a para conscientização ambiental.

“O nome deste meu grafite é ‘uma luz no fim do mar’. Quero mostrar os animais marinhos que não vemos e são impactados pela questão ambiental da Baía de Guanabara”, contou o grafiteiro que tem como lema “Cato e recolho lixo. Devolvo e descarto arte”. Em breve, André irá grafitar a Estação de Tratamento de Esgoto Pavuna-Acari.

 

Glocal Experience

Patrocinada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, a Glocal Experience começou neste sábado (9/7) e segue até o dia 17 de julho, na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular a reflexão e o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates.

Compartilhar:

Veja Também

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.