Notícia

Ver notícia

Turma de escola municipal que coletar mais litros de óleo de cozinha usado ganhará passeio a um cartão-postal carioca

Centenas de alunos de uma escola municipal de Rio Bonito, na Região Metropolitana do Rio, estão sendo desafiados a cuidar do meio ambiente. Por meio do Programa “De Olho no Óleo”, da Águas do Rio, cerca de 800 estudantes participam de uma gincana para arrecadar óleo de cozinha usado na preparação de alimentos. A iniciativa tem duração de três meses, e, ao final, a turma que recolher mais litros do resíduo ganhará um passeio ao Museu do Amanhã, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

O objetivo da ação é engajar e conscientizar crianças e adolescentes sobre a necessidade do descarte correto do óleo de cozinha, que, quando despejado em pias, ralos e vaso sanitário, por exemplo, pode chegar a redes de esgoto e causar muitos transtornos, além de poluir ecossistemas.

“O descarte inadequado é capaz de provocar entupimentos que causam refluxo nos próprios imóveis e extravasamentos em vias públicas. O óleo despejado no sistema de esgotamento sanitário também pode contaminar rios, praias, lagoas e o solo. E, quando explicamos isso para os mais jovens, estamos construindo multiplicadores de conhecimento”, disse Bruna Batista, analista de Responsabilidade Social da empresa.

Teatro abre a disputa

Para marcar o início do desafio que vai envolver os estudantes do Colégio Municipal Dr. Kingston Guimarães de Souza Motta assistiram à apresentação do esquete de teatro “De Olho na Oleosa”. A personagem que dá nome ao espetáculo, Dona Oleosa, está fugindo, pois a pessoa que a usou para frituras iria colocá-la em uma garrafa PET para encaminhá-la a um ponto de coleta.

“Nossos alunos estão muito felizes em participar deste projeto, todo dia eles querem saber qual a quantidade de óleo arrecadado. Eles mostram empolgação por poder ajudar o meio ambiente e com a possibilidade da viagem ao Rio, afinal a maioria aqui não tem acesso a esse tipo de passeio”, comentou a diretora da unidade de ensino, Débora de Figueiredo Moraes.

A Águas do Rio também disponibiliza diversos locais de coleta de óleo usado em cidades do interior. Basta colocar o produto em garrafas plásticas e deixar em um desses pontos abaixo:

Rio Bonito:

– Escola Municipal Professor Honesto de Almeida Carvalho – Mangueirinha.

– Escola Municipal Raubino Pereira de Mesquita – Parque Indiano.

Cordeiro:  

– Escola Zuleica – Bairro: Retiro Poético.  

– Escola José Pinho – Iperj

– Escola Nely Maranhão – Constantino.  

– Loja de Atendimento –

Cachoeiras de Macacu:  

– Loja de atendimento

Itaocara:  

– Loja de atendimento   

– Escola Municipal Professor Nildo Caruso Nara – Centro.

Aperibé:  

– Loja de atendimento   

– Escola Municipal Casimiro Moreira de Fonseca – Verdes Campos.

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.