Notícia

Ver notícia

O desafio coletivo de construir um Rio melhor” é mais uma iniciativa trilhada a partir da Glocal Experience, realizada no ano passado e apoiada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea

 

Rumo ao cumprimento da Agenda 2030, baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o fórum “O desafio coletivo de construir um Rio melhor” reuniu especialistas e lideranças dos mais diferentes setores para debater cenários factíveis para o futuro do Rio de Janeiro. O encontro ocorreu hoje, 25.01, no auditório da Editora Globo, no centro do Rio de Janeiro.

A Glocal traz a missão de construir até abril os Cenários Transformadores do Rio de Janeiro. Desse processo, ainda em construção, surgiram oito principais incertezas estruturais que precisam de ações colaborativas emergenciais: Saneamento básico, Segurança Pública, Desafios Ambientais, Desigualdade sócio territorial, Educação, Desemprego estrutural, Saúde Pública e Gestão pública.

Dividido em três painéis, o fórum abordou os temas: Sustentabilidade ambiental; Redução de desigualdades, desemprego e segurança pública; e O pacto social entre o cidadão e o Estado.

Painel mediado pela jornalista Ana Lucia Azevedo debate sustentabilidade — Foto: Roberto Moreyra

Ao lado da subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Asti, e do coordenador estratégico do Climate Realty Project Brasil (projeto do prêmio Nobel Al Gore),  Sérgio Besserman, o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, debateu as ações necessárias para a sobrevivência harmônica entre o ser humano e o meio ambiente. Ele destacou resultados concretos de melhorias tanto sociais quanto e ambientais, a partir do trabalho que a concessionária vem desenvolvendo em 27 cidades fluminenses, como o acesso à água tratada, através do sistema público de abastecimento, para 250 mil pessoas que tiveram água encanada pela primeira vez.

“Não temos como desvincular uma coisa da outra. O saneamento básico é o nosso instrumento de transformação e geração de impacto positivo, mas não é a única. Nosso objetivo é fazer a nossa parte de uma forma tão inspiradora que seja um catalisador para um grande processo social de sustentabilidade”, afirmou Bianchini.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.