Notícia

Ver notícia

Águas do Rio reuniu mais de 100 profissionais que se revezaram ao longo de semanas para instalação de sistema de bombeamento que vai beneficiar 80 mil moradores da cidade

 

Cerca de 100 profissionais envolvidos, mais de uma tonelada em equipamentos e semanas de trabalho. A Águas do Rio montou uma verdadeira força-tarefa, em Nova Iguaçu, para a implantação da nova Elevatória de Água Tratada, denominada Booster Brasília, sistema que vai melhorar o abastecimento de água para 80 mil moradores dos bairros da Luz, Califórnia, Centro, Chacrinha, K11, Moquetá e Santa Eugênia.

Com a nova estrutura, que está em fase de teste, a vazão de água para as áreas beneficiadas será de 222 litros por segundo, melhorando o fluxo, inclusive para as regiões altas, como o bairro K11. Além de dezenas de profissionais, que se revezaram, inclusive em plantões noturnos, a operação incluiu um conjunto de peças e equipamentos hidráulicos de grande porte, que após montados, pesavam mais de 1,3 tonelada.

Segundo o gerente de operações, Leonardo Canto, na primeira fase do projeto, o sistema vai operar com uma bomba e, em junho, outras duas bombas devem ser instaladas para reforçar ainda mais o abastecimento na região do Centro.

“A instalação do Booster Brasília era um grande desafio para nossa equipe, calculamos todos os passos, realizamos diversas reuniões e agora o sistema está em fase de testes. Além deste equipamento, temos outras quatro estações elevatórias que já estão instaladas e entrarão em atividade nos bairros Danon, Iolanda, Carlos Sampaio e K11, ampliando a oferta de água para moradores e comerciantes da região, especialmente neste período, que é o mais quente do ano”, explicou o especialista.

Transformação no saneamento básico de Nova Iguaçu

Desde que assumiu a concessão, em novembro de 2021, a Águas do Rio já levou melhorias para cerca de mais de 150 mil moradores, com as novas obras, este número chegará a 252 mil pessoas beneficiadas com água regular nas torneiras de casa.

Dentre as realizações destacam-se as obras nos reservatórios Cabuçu Alto e Baixo, que passaram a ter capacidade de armazenar 10 milhões de litros levando benefícios para cerca de 100 mil moradores, além das obras do reservatório de Austin, que tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros.

Em Vila de Cava, a interligação de novas redes de água passou a atender mais de 24 mil pessoas, e a empresa trabalhou na ampliação do abastecimento com padronização de hidrômetros em diversos bairros da cidade. Para evitar o desperdício, a concessionária também investiu recursos no combate às perdas. Cerca de 384 km de rede foram mapeados à procura de vazamentos não visíveis.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.