Notícia

Ver notícia

Projetos, inspirações e muito debate sobre a potência feminina para um futuro mais sustentável fecham o último dia de evento na Marina da Glória 

 

“Ah, comigo o mundo vai modificar-se”, escreveu Carolina de Jesus em seu livro O Quarto de Despejo, em 1960. A escritora, mulher negra e catadora de papel, descreveu a fome e a realidade da favela. Ela é hoje a inspiração da cooperativa de mulheres de Mesquita, Coopcarmo, que desenvolve o trabalho de coleta seletiva em todo o estado. Neste último dia de Glocal Experience, a arte sustentável delas atraiu quem estava no evento para a oficina de Cadernos Criativos.  

Assim como Carolina de Jesus, que escreveu toda a sua obra em papéis catados na rua, as educadoras sociais ensinaram adultos e crianças como é possível reinventar materiais descartados. Bulas de remédios, pedaços de jornal, lã, CDs. Tudo foi reaproveitado na oficina oferecida pela Águas do Rio e o Instituto Aegea.  

“A gente se inspira em Carolina, uma catadora que se reinventou a partir da reciclagem. Quando ela diz que quer modificar o mundo, a gente vê força e se espelha nela para seguir trabalhando dentro do conceito de sustentabilidade”, explicou a educadora social do projeto, Fabiane Oliveira. Para ela, repensar é a palavra que definirá o futuro do planeta “É preciso repensar o consumo, o quanto de lixo produzimos, o que podemos reciclar, que hábito vamos mudar, como vamos nos reinventar. Esse é o único caminho se queremos um futuro melhor”, afirmou.

Com seus cadernos em mãos, as amigas Julia e Laura, de 10 e 12 anos, participaram da oficina. “Usamos cola, pedaço de pano, papelão e meu caderno ficou lindo. Foi muito legal. Um jeito criativo de reciclar as coisas”, afirmaram. 

Hilda: “Saúde é meio ambiente limpo e água de qualidade”.

A força feminina esteve presente em toda a programação da Glocal. Palestras, cursos, oficinas e workshops destacaram a força que as mulheres têm de mudar o mundo. Neste domingo (17), a Águas do Rio levou lideranças do programa Afluentes, que atuam em Bonsucesso e Higienópolis, na região Norte da capital. Elas conheceram um pouco mais sobre os projetos da concessionária para a limpeza da Baía de Guanabara e participaram da palestra Diálogos Estruturados: Lideranças Femininas, que debateu temas como o desenvolvimento de uma economia sustentável. 

De acordo com Hilda do Nascimento, líder em comunidades como Manguinhos e Jacarezinho, as periferias já se articulam para gerar renda própria de forma sustentável. “Em Manguinhos trabalhamos com uma horta orgânica que gera renda para os moradores e alimentos saudáveis. Aliás, saúde é meio ambiente limpo, água de qualidade. É também consciência de cada um. Acredito que nós mulheres somos as mensageiras e articuladoras dessa nova forma de pensar e agir”, afirma. 

Joice Ferreira

A líder comunitária Joice Ferreira, de 39 anos, complementa: “vim aqui para olhar para o futuro e ele só existe se fizermos algo agora”. Ela é eletricista e está se especializando em energia limpa. “Quero levar para as comunidades que atuo uma possibilidade mais sustentável de se viver, mais barata e menos nociva para a natureza. Esse é meu foco e é isso que faremos juntas”, afirmou.  

Glocal Experience 

O evento começou no sábado passado (9/7) e termina neste domingo, na Marina da Glória. O evento tem como objetivo estimular a reflexão e o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates.  

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.