Notícia

Ver notícia

Investimento da Águas do Rio irá atender demanda histórica no município do Norte Fluminense

Pela primeira vez na história, o município de São Francisco de Itabapoana está recebendo uma tecnologia capaz de atender um antigo anseio da população: melhorar a qualidade da água tratada. Adquiridos pela Águas do Rio, os filtros zeólitas, que chegaram nesta quinta-feira (18/4), têm a capacidade de remover ferro e manganês, substâncias usualmente presentes em fontes subterrâneas. No município, a captação de água bruta é feita por poços.

As zeólitas são um numeroso grupo de minerais vulcânicos que, com suas propriedades físico-químicas, são poderosos elementos filtrantes, atuando como uma barreira física de micropartículas, devido à sua grande área porosa que possui ação retentora.

Esta iniciativa faz parte dos investimentos previstos pela Águas do Rio para melhorar ainda mais a qualidade da água distribuída no município. Desde que assumiu as operações, em novembro de 2021, a concessionária vem executando uma série de medidas com este objetivo, como manutenção dos poços, limpeza na rede e nos reservatórios, além de aquisição de novas bombas e automação dos equipamentos.

Além dos filtros, a concessionária também investiu em um adensador, responsável por concentrar a parte sólida resultante do tratamento. Com os novos equipamentos, o processo de tratamento ganha novas etapas. A água é captada pelos poços, concentrada em um poço de reunião, passa pelo filtro zeólita e segue para o tanque de água tratada onde acontece a desinfecção e recebe flúor para ser distribuída para a população. A parte sólida retida no adensador, onde será concentrada para separar da água, segue para o leito de secagem e encaminhado para aterro sanitário.

Para chegar até o município do Norte Fluminense foi necessária uma complexa logística para que as carretas que saíram na segunda-feira (15/4), de Sete Lagoas, em Minas Gerais, percorressem quase 400 km até chegar na Unidade de Tratamento (UT), em Gargaú, que passará por obra de adequação para receber os equipamentos. Enquanto não entram em operação, os filtros e o adensador ficarão em um terreno em frente a UT. O percurso do comboio na cidade contou com apoio da Guarda Municipal.

Toda a movimentação foi acompanhada pelo diretor executivo da Águas do Rio, José Carlos Almeida, responsável pela operação na cidade. “Hoje também é um dia histórico para nós, da Águas do Rio, pois desde o início da concessão recebemos a missão de melhorar o sistema de tratamento para atender esse antigo desejo da população. Foram meses para que os equipamentos ficassem prontos na fábrica especializada e, agora, seguimos para a próxima etapa que é a obra de adaptação para a instalação dos equipamentos. Este sonho do são franciscano está muito perto de se tornar realidade”, reforçou.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.