Notícia

Ver notícia

Equipes de Responsabilidade Social promoveram intervenção artística com crianças e adolescentes de comunidades cariocas para falar sobre sustentabilidade

 

No mês das férias escolares, as equipes de Responsabilidade Social da superintendência de Comunidades da Águas do Rio promoveram duas atividades lúdicas sobre educação socioambiental. Mais de 120 crianças da Colônia de Férias do Mandela II, em Manguinhos, e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Barreira do Vasco, participaram das ações da concessionária.

Férias animadas com a Águas do Rio

Diversão e aprendizado para a criançada

Em ambas as atividades, as equipes da Águas do Rio levaram uma trupe circense para falar com as crianças, com idades entre 5 e 13 anos, sobre temas relacionados a água, descarte de resíduos, esgoto e meio ambiente. A iniciativa partiu de um pedido especial da liderança comunitária do Mandela, Francisco de Assis que, por meio do relacionamento estabelecido com o Programa Afluentes, provocou a equipe de Responsabilidade Social para que pudesse desenvolver atividades lúdicas e educativas com crianças de comunidades durante o período das férias escolares.

A primeira ação foi realizada na Biblioteca Parque de Manguinhos. Na ocasião, a atividade iniciou com um bate-papo sobre o conceito de saneamento básico e a importância dele no dia a dia. Em seguida, a CIA Dois Banquinhos, trupe circense, interagiu com as crianças por meio de brincadeiras lúdicas e educativas, abordando temas como crise hídrica, saneamento básico e o descarte correto do lixo e do óleo de cozinha.

Férias animadas com a Águas do Rio

Educação socioambiental por meio de jogos e brincadeiras

Para a gerente Mariana Laércio, despertar a curiosidade das crianças em aprender e entender, de forma leve e descontraída, sobre saneamento e preservação, é desafiador e instigante ao mesmo tempo.  “É animador ver as crianças e adolescentes saírem da atividade encantadas e querendo levar o que aprenderam para seus pais e amigos” afirmou.

Por fim, as crianças fizeram uma paródia, com direito a dancinha, de um funk famoso adaptado para sustentabilidade que dizia: “Desentope, limpa e joga no cestinho”.

“As crianças hoje aprenderam a importância de reciclar, cuidar do meio ambiente, e que a Águas do Rio é quem cuida de sua água e de seu esgoto”, afirmou Francisco.

Já na Barreira do Vasco, a ação foi realizada em parceria com a liderança local, com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a UPP do Tuiuti e Barreira do Vasco. Ao todo, 70 crianças puderam participar de uma tarde repleta de atividades na quadra do Clube Barreirão.

Para Vaninha, liderança da Barreira do Vasco, a ação foi um sucesso e ficou na história. “A gente tem que ensinar nossas crianças sobre saneamento. Eu acredito que as crianças que estavam aqui hoje, vão chegar em suas casas e vão passar tudo o que aprenderam para seus amigos e para os familiares que não tiveram oportunidade de vir. Esse é o caminho”, contou.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.