Notícia

Ver notícia

Independente de ser um dia chuvoso ou ensolarado, Perácio José e Eliane Diniz são só sorrisos. Por muitos anos, eles torciam para chover com a esperança de poder ter água em casa e viver com mais dignidade. Moradores do Morro do Céu, no bairro do Sacramento, em São Gonçalo, eles precisaram criar seu próprio sistema de captação de água de chuva para conseguir encher a caixa d’água de 500 litros e ter mais qualidade de vida. Somente nesta região, a Águas do Rio, através do seu programa de atendimento itinerante, Vem Com a Gente, concluiu recentemente a implantação de três quilômetros de rede para fornecimento de água tratada, beneficiando cerca de 400 famílias até o momento.

O casal, que acompanhou o crescimento populacional desordenado no bairro por mais de 20 anos, teve o acesso à água cada vez mais dificultado: “No início a gente usava um poço lá embaixo e subia com os baldes na cabeça, mas o pessoal foi comprando os terrenos, murando tudo e ficamos sem. Um vizinho tentou ajudar, mas a água não tinha força suficiente para chegar até o alto e a luta permanecia.”, explicou Eliane.

Diante da dificuldade, a família criou um sistema de calhas no telhado para a captação da água da chuva que direcionava o recurso hídrico para um pequeno reservatório. “Com a água da chuva a gente conseguia lavar uma roupa, o quintal, tomar um banho de caneca… dava um jeitinho e ia levando a vida”, falou Perácio.

No Sacramento, ações programadas pela concessionária alcançarão mais de 20 mil pessoas. “Nós seguimos atuando no bairro do Sacramento. A previsão total de assentamento é de 19 km de rede de água tratada, até o primeiro trimestre de 2023. Além disso, realizaremos a instalação de cinco bombas para melhorias e ampliação do fornecimento. Essas ações vão beneficiar e trazer mais dignidade para milhares de moradores”, explicou o diretor-executivo da Águas do Rio, com atuação na região Leste do estado, Diogenes Lyra.

Para quem não podia ter um chuveiro em casa por falta da água encanada, a mudança trouxe muita alegria: “Agradeço muito à Deus e a Águas do Rio, porque antes nós passamos muito aperto aqui sem água, um sofrimento que parecia que não teria fim. Hoje ela chegou e eu posso dar esse testemunho”, comemora Eliane. Na casa arborizada do Morro do Céu a previsão do tempo é de dias azuis em 2023.

Pela primeira vez, água tratada na torneira de 250 mil famílias

Histórias reais de pessoas que tiveram suas vidas transformadas com a chegada da água tratada e encanada em suas casas. É assim que a Águas do Rio resume mais de um ano de atuação em 27 municípios. Ao todo, 250 mil famílias tiveram acesso, pela primeira vez, a água tratada e encanada em suas casas. Foram mais de 160 km de rede de água instalados, melhorando o abastecimento de 3,3 milhões de pessoas. Além disso, outras melhorias realizadas na coleta, destinação e tratamento de esgoto impactaram positivamente 1,7 milhões de vidas. Resultados que geram saúde, dignidade e qualidade de vida para a população fluminense.

Até o momento, mais de R$ 1,3 bilhão foram investidos, de um total de mais de R$ 50 bilhões previstos para a concessão, em investimentos diretos, outorga e impostos que ficam no estado. Tudo isso para mudar o panorama do saneamento no Rio de Janeiro, e a vida de mais de 10 milhões de pessoas.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.