Notícia

Ver notícia

Mostra produzida pela concessionária percorre unidades operacionais e finaliza roteiro no Mês da Consciência Negra

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o programa Respeito Dá O Tom, da Águas do Rio, exibiu em novembro a exposição itinerante “Nelson Mandela” nas cinco bases operacionais da empresa no interior fluminense – Cordeiro, Itaocara, Rio Bonito, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu) e São Francisco de Itabapoana. A mostra, que impactou mais de 6 mil funcionários da concessionária, apresentou painéis com um pouco da trajetória do ativista sul-africano e sua contribuição na luta contra o racismo.

A exposição teve início no Rio em julho, na data dedicada a Nelson Mandela (18/07), e foi criada com o objetivo de vincular as atitudes do líder com os comportamentos estimulados pela companhia.

 “Temos uma gama de comportamentos desejados e norteada pela cultura do grupo Aegea. Esse modelo é trabalhado com nossos profissionais para orientá-los e guiá-los a uma cultura organizacional mais forte e sólida em nossa empresa”, explicou Carine Bravo, analista de Recursos Humanos e uma das lideranças do programa.

 No Interior, o comitê local do Respeito Dá O Tom aproveitou a oportunidade para estabelecer um debate sobre diversidade e igualdade racial. Em São Francisco de Itabapoana, o encontro foi recebido pelos funcionários com um interesse especial. A cidade abriga o Quilombo Barrinha, que foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares.

 “A exposição foi muito interessante e mais uma oportunidade de falarmos sobre um assunto tão importante. Aqui, em São Francisco, lembrarmos das nossas raízes e colocarmos em prática a igualdade no dia a dia”, destacou o supervisor operacional Edilon Cardoso.

Saiba mais sobre o Respeito Dá O Tom

O Respeito Dá o Tom, programa de diversidade da Aegea, completou seu sexto ano de atividade em 2023. Criado em 2017 com o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários, a iniciativa passou a olhar também para a inclusão de pessoas negras em todos os níveis hierárquicos da companhia.

De acordo com o diretor de Operações da Águas do Rio e um dos idealizadores do programa, Josélio Raymundo, além da ampliação dos serviços nas 27 cidades fluminenses onde opera sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, outro compromisso da concessionária é com a inclusão de negros e negras no quadro de funcionários da empresa.

“Cerca de 56% de negros e negras compõem a população brasileira, e apenas 5% desses homens estão em cargos executivos. A Águas do Rio trabalha diariamente para mudar esse cenário e quer ver negros e negras em 27% desses postos até 2030. Hoje, o número de negras em cargos de chefia na empresa beira os 17%. Queremos transformar vidas, esse é o nosso objetivo”, disse Josélio, destacando que 70% dos funcionários da Águas do Rio de autodeclaram negros.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...