Notícia

Ver notícia

Mostra produzida pela concessionária percorre unidades operacionais e finaliza roteiro no Mês da Consciência Negra

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, o programa Respeito Dá O Tom, da Águas do Rio, exibiu em novembro a exposição itinerante “Nelson Mandela” nas cinco bases operacionais da empresa no interior fluminense – Cordeiro, Itaocara, Rio Bonito, Barra de São João (distrito de Casimiro de Abreu) e São Francisco de Itabapoana. A mostra, que impactou mais de 6 mil funcionários da concessionária, apresentou painéis com um pouco da trajetória do ativista sul-africano e sua contribuição na luta contra o racismo.

A exposição teve início no Rio em julho, na data dedicada a Nelson Mandela (18/07), e foi criada com o objetivo de vincular as atitudes do líder com os comportamentos estimulados pela companhia.

 “Temos uma gama de comportamentos desejados e norteada pela cultura do grupo Aegea. Esse modelo é trabalhado com nossos profissionais para orientá-los e guiá-los a uma cultura organizacional mais forte e sólida em nossa empresa”, explicou Carine Bravo, analista de Recursos Humanos e uma das lideranças do programa.

 No Interior, o comitê local do Respeito Dá O Tom aproveitou a oportunidade para estabelecer um debate sobre diversidade e igualdade racial. Em São Francisco de Itabapoana, o encontro foi recebido pelos funcionários com um interesse especial. A cidade abriga o Quilombo Barrinha, que foi certificado como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares.

 “A exposição foi muito interessante e mais uma oportunidade de falarmos sobre um assunto tão importante. Aqui, em São Francisco, lembrarmos das nossas raízes e colocarmos em prática a igualdade no dia a dia”, destacou o supervisor operacional Edilon Cardoso.

Saiba mais sobre o Respeito Dá O Tom

O Respeito Dá o Tom, programa de diversidade da Aegea, completou seu sexto ano de atividade em 2023. Criado em 2017 com o objetivo inicial de espelhar a demografia da população brasileira no quadro de funcionários, a iniciativa passou a olhar também para a inclusão de pessoas negras em todos os níveis hierárquicos da companhia.

De acordo com o diretor de Operações da Águas do Rio e um dos idealizadores do programa, Josélio Raymundo, além da ampliação dos serviços nas 27 cidades fluminenses onde opera sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, outro compromisso da concessionária é com a inclusão de negros e negras no quadro de funcionários da empresa.

“Cerca de 56% de negros e negras compõem a população brasileira, e apenas 5% desses homens estão em cargos executivos. A Águas do Rio trabalha diariamente para mudar esse cenário e quer ver negros e negras em 27% desses postos até 2030. Hoje, o número de negras em cargos de chefia na empresa beira os 17%. Queremos transformar vidas, esse é o nosso objetivo”, disse Josélio, destacando que 70% dos funcionários da Águas do Rio de autodeclaram negros.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.