Notícia

Ver notícia

Experiência sensorial imersiva acerca da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente atrai milhares de visitantes no bairro de São Cristóvão

A exposição artística itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais” esteve na comunidade Barreira do Vasco, no bairro São Cristóvão, durante os dias 13 a 16 de abril. Entre atendimentos a estudantes das escolas públicas e grupos de convivência do Centro de Referência da Assistência Social local, a mostra gratuita, e aberta para a população, reuniu mais de 300 pessoas por dia. 

A Praça Carmela Dutra, localizada bem na entrada da comunidade da Barreira do Vasco, foi o local escolhido para abrigar o caminhão tecnológico, chamado Tech-Truck, e outras atividades, como óculos de realidade virtual, onde era possível o visitante ter uma experiência sensorial imersiva. Além disso, curtas-metragens ambientais foram exibidos à noite na “Mostra Cine ao Ar Livre”. Após as sessões, houve ainda uma roda de conversa com os participantes.

Aos 11 anos, Jennifer, que é moradora da comunidade, se surpreendeu ao descobrir a importância e o impacto que os recursos hídricos têm no seu dia a dia. “Não fazia ideia de que a água podia produzir tanta coisa, nossas roupas, nossa luz, nossa comida. Por isso, é importante não poluir e preservar nossa água. Gostei muito de aprender sobre tudo isso aqui”, disse ela, empolgada com as novas descobertas.

O Projeto é uma iniciativa viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, produzida pela 3 Apitos Cultura com apoio da Águas do Rio, do Instituto AEGEA, e da Associação de Moradores da Barreira do Vasco.

“Quando a equipe do social veio nos propor de receber a exposição aqui, abracei na hora. Foi gratificante ver crianças, jovens, adultos e até mesmo idosos participando, espalhando e chamando os vizinhos e amigos para estarem aqui. Foram quatro dias de uma experiência enriquecedora para nossa comunidade. Agradeço muito pela oportunidade”, disse agradecida a líder comunitária da barreira do Vasco, Vaninha Miguel.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...