Notícia

Ver notícia

Ação marcou o encerramento das comemorações da semana em função do Dia Mundial da Água (22)

A exposição itinerante com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, despertou interesse dos alunos de rede municipal de Maricá e também da população que esteve na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no último final de semana. Por lá, mais de mil pessoas participaram da comemoração ao Dia Mundial da Água (22).

A exposição acontece em um caminhão itinerante repleto de recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, proporcionando uma experiência visual e sensorial para o público, com objetivo de gerar discussões e pensamentos mais críticos em relação ao uso da água e estimular a sustentabilidade de forma lúdica e interativa. A iniciativa é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a parceria da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação.

A Orientadora Pedagógica do Campus de Educação Pública Transformadora Professora Zilca Lopes da Fontoura, Cristiane Diniz, acompanhou as turmas no primeiro dia de atividades da exposição itinerante “Olho D`água” e ficou satisfeita com “essa vivência em que o aluno está imerso em um ambiente de brincadeira, porém repleto de conteúdo, acrescenta muito na vida escolar. Aprender tem que ser divertido”, ressalta ela.

Marcos do Nascimento, de 13 anos, ficou maravilhado em seu primeiro contato com os óculos de realidade virtual “eu vi o rio poluído, todo o processo de tratamento do esgoto e o resultado depois com a água azul e tudo limpo novamente”, disse o aluno da Escola Zilca Lopes. “Na atividade do caminhão eu aprendi que a água ajuda a gerar energia e, sem ela, não seria possível nem mexer no celular, por exemplo”, concluiu.

Cada aluno que leva informação para casa, para a vizinhança, e replica em seu cotidiano o que aprendeu, se torna um embaixador mirim do saneamento “trazer tecnologia e conhecimento para falar a respeito da água, um recurso natural de extrema importância, é uma oportunidade para mostrarmos estamos todos envolvidos no processo de promover mais saúde e qualidade de vida para a sociedade nos próximos anos “, ressalta o Diretor-superintendente da Águas do Rio, Sérgio Braga.

A Exposição Itinerante Olho D`água já pegou a estrada novamente e desta vez rumo à Barra de São João, interior do Estado do Rio de Janeiro, e de lá ainda vai circular por mais seis regiões até o final do mês de maio, sempre com dois dias voltados exclusivamente para alunos de escola pública e dois abertos para a participação da população local. Vale conferir!

Serviço:
30/03 a 2/04- Barra de São João/ RJ
13 a 16/04 – Barreira do Vasco (cidade RJ)
20/04 a 23/04 – Magé/ RJ
27 a 30/04 – Cordeiro/ RJ
4 a 7/05 – Itaocara / RJ
11 a 14/05 – Miracema / RJ
18 a 21/05 – Duas Barras / RJ

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.