Notícia

Ver notícia

Águas do Rio participa da abertura da Brazil Water Week e destaca seu compromisso com a ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto

 

Água, Saúde e Saneamento para todos. O tema da Brazil Water Week levantou a questão de acessibilidade aos serviços considerados essenciais para a saúde dos brasileiros. Na ocasião, o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, apresentou as ações que já são realizadas pela concessionária, em seis meses de atuação, e os projetos de expansão das redes de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, principalmente nas comunidades cariocas. A assunto integrou a mesa de abertura do mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no Brasil.

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Esta é a terceira edição desse encontro de discussão internacional de questões relativas ao uso da água e ao esgotamento sanitário.

“Quando o mundo luta por uma causa consegue dar uma resposta muito efetiva. Com o evento da pandemia, o planeta se mobilizou e conseguiu produzir a vacina em tempo recorde. Esse mesmo movimento tem que ocorrer em relação ao saneamento. Desde que o homem existe ele morre pelo consumo de água imprópria ou pelo contato com esgoto sem tratamento. Mesmo assim esse assunto sempre foi colocado em segundo plano. Agora, com o novo Marco Legal de Saneamento, há uma outra perspectiva e o Estado do Rio já está vivendo uma transformação com a água tratada chegando nas comunidades de baixa renda”, avaliou Bianchini.

A moderação da discussão foi realizada por Ernani Ciriaco, coordenador de Água e Esgoto da Superintendência de Regulação em Serviços da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Além da Águas do Rio, participaram o especialista em saneamento do Banco Mundial, Jean-Martin Brault, e o superintendente de Planejamento e Desenvolvimento da Diretoria Metropolitana da Sabesp, Marcello Xavier Veiga.

Sobre a BRAZIL WATER WEEK – A BWW 2022 é o mais importante evento internacional de discussão de água e saneamento realizado no Brasil. Ao reunir profissionais de várias partes do mundo com as comunidades acadêmica e técnica do Brasil, possibilita importante troca de experiências, trazendo conhecimento relevante de outras realidades e divulgando internacionalmente as melhores práticas brasileiras.

A Semana da Água do Brasil está sendo realizada de 23 a 27 de maio, em formato online. No total, serão mais de 40 horas de conteúdo online e 110 especialistas do Brasil e de outros 19 países, compartilhando suas experiências sobre os temas.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.