Notícia

Ver notícia

Iniciativa promovida pelo Instituto Aegea e Águas do Rio aborda o tema em várias cidades do país e o transforma em livro

O orgulho estava estampado nos rostos de estudantes e dos pais que participaram em Cordeiro, na Região Serrana, do evento de entrega do livro “Imagens que Transformam”. Promovida pelo Instituto Aegea e Águas do Rio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa reúne campanhas de utilidade pública criadas por alunos de todo o Brasil e é a conclusão de projeto educacional que utiliza a fotografia e a publicidade para conscientizar sobre a importância da água.

“Eu fotografei uma couve para representar a segurança alimentar e mostrar que nossa alimentação depende muito da água. Se faltar água no planeta, faltará alimento”, disse o estudante Gabriel Monteiro, que estava acompanhado dos pais, Jorge Luiz e Amanda Monteiro.

“O pé de couve registrado na foto, inclusive, foi plantado por ele no nosso sítio. Temos muito orgulho do Gabriel e ficamos muito felizes por ver que ele está levando esse tema para os mais jovens”, acrescentou o pai.

O “Imagens que Transformam” foi realizado no ano passado em quatro escolas públicas de Cordeiro e Miracema. “O trabalho começou com a formação dos professores e culminou nas fotografias dos alunos. Queremos agradecer a Águas do Rio por proporcionar esse projeto aos estudantes e às famílias que fizeram questão de estarem presentes”, disse a secretária de Educação de Cordeiro, Alessandra Salgado.

Professor de Língua Portuguesa de uma escola em Miracema, Welber Polito ressaltou que a aceitação por parte dos alunos foi surpreendente. “Nossos jovens abraçaram a ideia com tanta empolgação que, a cada fase, eles queriam produzir ainda mais. Quero parabenizar a iniciativa da concessionária, especialmente com o tema conscientização ambiental e o uso consciente da água. Foi muito produtivo para todos nós”, afirmou.

Saiba mais sobre o projeto

Em todo o Brasil, 2,6 mil livros foram distribuídos para 249 escolas participantes, com 50 peças publicitárias criadas por alunos do Ensino Fundamental II de oito cidades que estão sob a concessão de empresas da Aegea: Cordeiro (RJ), Miracema (RJ), Itaboraí (RJ), São Francisco do Sul (SC), Penha (SC), Barcarena (PA), Campo Grande (MS) e Manaus (AM).

Votações populares e por uma comissão julgadora elegeram as duas melhores campanhas de cada cidade. Houve ainda o Dia da Imagem, um workshop gratuito sobre técnicas de fotografia e linguagem publicitária. As campanhas foram apresentadas em portais digitais.

A iniciativa somou 4.320 alunos impactados, 10 oficinas pedagógicas, 146 professores capacitados, 20 workshops de design e 303 campanhas inscritas. As finalistas e vencedoras de cada cidade estão no livro que é agora distribuído gratuitamente em exemplares impressos para o acervo e uso pedagógico nas escolas.

“O projeto transformou a minha vida. Fotografei uma cachoeira que eu e minha família costumamos frequentar. Eu quis passar a mensagem que, sem a natureza, não somos nada”, frisou o estudante Kauan Carvalho, de Cordeiro.

Compartilhar:

Veja Também

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.