Notícia

Ver notícia

Iniciativa promovida pelo Instituto Aegea e Águas do Rio aborda o tema em várias cidades do país e o transforma em livro

O orgulho estava estampado nos rostos de estudantes e dos pais que participaram em Cordeiro, na Região Serrana, do evento de entrega do livro “Imagens que Transformam”. Promovida pelo Instituto Aegea e Águas do Rio por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa reúne campanhas de utilidade pública criadas por alunos de todo o Brasil e é a conclusão de projeto educacional que utiliza a fotografia e a publicidade para conscientizar sobre a importância da água.

“Eu fotografei uma couve para representar a segurança alimentar e mostrar que nossa alimentação depende muito da água. Se faltar água no planeta, faltará alimento”, disse o estudante Gabriel Monteiro, que estava acompanhado dos pais, Jorge Luiz e Amanda Monteiro.

“O pé de couve registrado na foto, inclusive, foi plantado por ele no nosso sítio. Temos muito orgulho do Gabriel e ficamos muito felizes por ver que ele está levando esse tema para os mais jovens”, acrescentou o pai.

O “Imagens que Transformam” foi realizado no ano passado em quatro escolas públicas de Cordeiro e Miracema. “O trabalho começou com a formação dos professores e culminou nas fotografias dos alunos. Queremos agradecer a Águas do Rio por proporcionar esse projeto aos estudantes e às famílias que fizeram questão de estarem presentes”, disse a secretária de Educação de Cordeiro, Alessandra Salgado.

Professor de Língua Portuguesa de uma escola em Miracema, Welber Polito ressaltou que a aceitação por parte dos alunos foi surpreendente. “Nossos jovens abraçaram a ideia com tanta empolgação que, a cada fase, eles queriam produzir ainda mais. Quero parabenizar a iniciativa da concessionária, especialmente com o tema conscientização ambiental e o uso consciente da água. Foi muito produtivo para todos nós”, afirmou.

Saiba mais sobre o projeto

Em todo o Brasil, 2,6 mil livros foram distribuídos para 249 escolas participantes, com 50 peças publicitárias criadas por alunos do Ensino Fundamental II de oito cidades que estão sob a concessão de empresas da Aegea: Cordeiro (RJ), Miracema (RJ), Itaboraí (RJ), São Francisco do Sul (SC), Penha (SC), Barcarena (PA), Campo Grande (MS) e Manaus (AM).

Votações populares e por uma comissão julgadora elegeram as duas melhores campanhas de cada cidade. Houve ainda o Dia da Imagem, um workshop gratuito sobre técnicas de fotografia e linguagem publicitária. As campanhas foram apresentadas em portais digitais.

A iniciativa somou 4.320 alunos impactados, 10 oficinas pedagógicas, 146 professores capacitados, 20 workshops de design e 303 campanhas inscritas. As finalistas e vencedoras de cada cidade estão no livro que é agora distribuído gratuitamente em exemplares impressos para o acervo e uso pedagógico nas escolas.

“O projeto transformou a minha vida. Fotografei uma cachoeira que eu e minha família costumamos frequentar. Eu quis passar a mensagem que, sem a natureza, não somos nada”, frisou o estudante Kauan Carvalho, de Cordeiro.

Compartilhar:

Veja Também

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.