Notícia

Ver notícia

Lideranças apontam principais problemas durante encontro com Águas do Rio

 

Moradores de 14 comunidades que compõe o Complexo do Lins, na zona norte do Rio, participaram nesta quinta-feira (14/10), de um encontro com a equipe de Responsabilidade Social da Águas do Rio. Na pauta, temáticas como o saneamento básico da região, desemprego, violência, saúde e educação.  As reuniões, promovidas periodicamente pela concessionária com lideranças comunitárias de toda a cidade, têm como finalidade, entender os problemas enfrentados pelo cidadão e apresentar algumas das futuras ações da empresa.

Águas do Rio: diálogo aberto com as comunidades

O papo aconteceu na quadra da Sociedade Recreativa Escola de Samba Lins Imperial, na rua Lins de Vasconcelos, tradicional ponto de eventos dos moradores. Na ocasião, o líder comunitário Gilson Roberto, o Gilson Feijão, pontuou que a falta de políticas públicas efetivas para a população de áreas mais pobres da cidade faz com que seus habitantes se sintam excluídos. Ele apontou os principais problemas na oferta de água potável e de coleta de esgoto e relatou um pouco da realidade diária das comunidades.

“Nossa luta é antiga para o fim do esgoto a céu aberto, por exemplo. Muitos já passaram por aqui e fizeram promessas de melhoria de saneamento, mas pouco foi feito até hoje”, lamenta Gilson.

Diálogo aberto – A Águas do Rio enxergou na reunião uma oportunidade para apresentar o programa Afluentes, cujo objetivo é estreitar o relacionamento da empresa com pessoas de perfil de liderança e influência nas comunidades. O Afluentes será um canal de diálogo aberto onde as lideranças vão apontar suas necessidades e dar sugestões sobre os serviços prestados.

Apesar do clima descontraído, Gilson Feijão e outras lideranças presentes ressaltaram que o crescimento desordenado, a falta de regulamentação e a informalidade, consequentemente, contribuem para que os serviços básicos rapidamente fiquem inadequados.

“O Afluentes chega para minimizar esse sentimento de abandono e dar voz aos moradores dessas áreas desassistidas. Ficamos muito felizes e esperançosos com o que foi apresentado pela Águas do Rio. Estamos confiantes que irão fazer um bom trabalho para a comunidade, apesar dos desafios”, declarou Feijão.

O último censo do IBGE realizado em 2010 aponta 15.099 pessoas vivendo no Complexo do Lins. No entanto, de acordo com uma estimativa feita pelos líderes comunitários a região deve abrigar mais de 70 mil moradores.  São 15 comunidades, entre o bairro do Lins e seu entorno: Barro Preto, Barro Vermelho, Encontro (Bacia), Amor, Árvore Seca (Dona Francisca), Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Gambá (Nossa Senhora da Guia), Cotia, Boca do Mato, Vila Cabuçu, Santa Terezinha, Amapã, Joaquim Méier e Barão de Santo Ângelo.

Para iniciar a captação de pessoas para o programa Afluentes, a Águas do Rio tem enviado diariamente equipes de Responsabilidade Social para fazer visitas a diferentes comunidades.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.