Notícia

Ver notícia

Fiscalização da Águas do Rio detecta abastecimento clandestino em estabelecimento localizado em Queimados

A água que deveria estar indo para as torneiras da população, virou fonte de abastecimento clandestino em uma distribuidora de rações. Nesta sexta-feira (23/06), técnicos da Águas do Rio identificaram a ilegalidade no estabelecimento, que fica localizado em Queimados, na Baixada Fluminense. Ao fim da ação de fiscalização, a empresa foi notificada, recebeu multa e o ramal ilegal foi removido e substituído por uma nova rede oficial.

O registro de baixo consumo da unidade foi o que chamou a atenção das equipes. Além disso, a empresa já havia sido notificada em julho do ano passado, quando a concessionária identificou uma violação no lacre do hidrômetro.

A média mensal de água utilizada era compatível com o volume consumido em duas residências, ocupadas por cinco pessoas, cada. Ao chegarem no imóvel, de aproximadamente 12.000 m², os profissionais flagraram a ligação de água irregular que abastecia todo o prédio.

Responsabilidade compartilhada

Quando um imóvel faz uso irregular de água tratada está lesando não apenas a concessionária, que presta o serviço de distribuição, mas compromete todo o sistema de abastecimento de sua região, além de sua expansão, que é financiada pelo pagamento das contas. O projeto de fiscalização da companhia tem o objetivo de identificar os desvios feitos na tubulação formal (os chamados gatos), mas também o uso de poços e carros pipas irregulares.

O objetivo do combate às perdas, incluindo vazamentos e irregularidades, é fazer com que áreas da cidade que possuem problemas históricos de distribuição tenham melhor acesso à água.

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.