Notícia

Ver notícia

Encontro marca o início do diálogo com o órgão regulatório

 

Nesta terça-feira (11), a Águas do Rio recebeu o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Oscar de Moraes Cordeiro Netto. A visita inicia o diálogo entre a concessionária e o órgão fiscalizador que ganhou ainda mais peso desde a aprovação do Marco Legal do setor em 2020. Dentre as atribuições da entidade está a emissão de normas e parâmetros para a universalização dos serviços de água e esgoto em todo o país.

Diretor da ANA avalia medidor que sinaliza pressão nas redes

Diretor da ANA avalia medidor que sinaliza pressão nas redes

Na sede da Águas do Rio, o diretor da agência conheceu o Centro de Operações Integradas (COI), que reúne, na mesma plataforma, e em tempo real, informações sobre a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas 27 cidades onde atua. Ali, também são monitoradas as equipes operacionais que estão nas ruas, a frota de veículos e maquetes virtuais das estações de água e esgoto, que foram desenvolvidas pelo programa Infra Engenharia da companhia.

“Já vi esse tipo de centro de operações em concessionárias de energia elétrica, mas nunca em uma de saneamento básico. É um quadro bem completo que possibilita que a Águas do Rio se planeje de forma segura e dê maior eficiência ao serviço entregue para a população”, afirmou o diretor da ANA.

Com a aprovação do Marco Legal do Saneamento Básico, a relação regulatória entre a ANA e o setor foi ampliada. Hoje, o órgão edita normas de referência para as agências reguladoras dos municípios e estados, avaliando o cumprimento de metas de ampliação e universalização do saneamento básico.

“Essa foi a primeira conversa de muitas que teremos ao longo de nossa atuação no Estado do Rio de Janeiro. Daqui para frente, faremos um intercâmbio de experiências, que será muito importante para que a concessionária cresça e atue sempre em conformidade com o marco regulatório, ampliando os serviços e mantendo a melhoria contínua e a qualidade das atividades” – disse o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.

Também participaram da visita, a diretora jurídica da concessionária, Yoon Kim, o diretor e a coordenadora de operações do COI, Luiz Couto e Andressa Pereira Duarte.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.