Notícia

Ver notícia

Com apoio da Águas do Rio, voluntários recolheram 16 toneladas de lixo e uma moto na ação de limpeza do rio Paraíba do Sul

Remando com o seu caiaque, Heleno Zanoni percorreu um trecho do rio Paraíba do Sul, principal manancial da Região Noroeste do Estado, e ficou assustado com o que viu na região da cidade de Cambuci, no último domingo (5). “Tem fralda geriátrica, tem tudo! Mas, o que mais me chamou atenção, foi quando eu remava próximo de algumas casas e vi uma moradora lançando uma sacola com fralda de criança para dentro do rio. Falta conscientização da população. Se todos fizessem a sua parte a situação não seria essa que encontrei.” – lamentou o funcionário público, que participou como voluntário da 5ª edição da Campanha de Limpeza e Repovoamento do rio Paraíba do Sul. Este ano a atividade teve apoio da Águas do Rio, que distribuiu luvas e sacolas plásticas para os voluntários. A companhia também cedeu caminhão e máquina retroescavadeira. Segundo os organizadores, 16 toneladas de lixo foram retiradas do rio inclusive uma moto.

Em Itaocara, Geazi Patrício passava pelo Calçadão do Centenário, no Centro da cidade, quando viu representantes da concessionária e da Prefeitura Municipal distribuindo mudas de plantas em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5), e 

garantiu um pé de Aroeira. “Não perco a chance de pegar uma planta quando vejo uma ação como essa. A gente leva uma muda de planta pra casa, mas quem ganha é o meio ambiente”, destacou a empresária. Já na Praça Adão e Eva, a companhia, em apoio a ONG Itaocara +Verde, esteve presente tirando dúvidas da população, inclusive sobre os procedimentos para inclusão na tarifa social de água.

Em Miracema, o Horto Municipal e Parque Ecológico de Miracema Dr. Walker Oliveira de Souza foi palco das atividades, como caminhada, palestras sobre o meio ambiente e plantio de muda de Pau-Brasil. A concessionária também garantiu a distribuição de água para o público através de um bebedouro de água potável fresquinha.

A programação também foi desenvolvida para as estudantes das escolas municipais de Aperibé. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Águas do Rio realizou uma palestra na Praça Francisco Blanc, sobre o benefício da natureza preservada. A concessionária também promoveu atividades lúdicas, com contação de histórias, através do Saúde Nota 10 – programa de educação ambiental da empresa -, e garantiu a recreação dos participantes com pula-pula, distribuição de pipoca e algodão-doce, além de água potável para refrescar o público.

“Cerca de 350 crianças foram beneficiadas com as ações realizadas para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente no Noroeste Fluminense. Isso também mostra que a atuação da Águas do Rio vai além da operação dos serviços de água e esgoto. Também temos o compromisso em cuidar do meio ambiente e proporcionar o bem-estar das pessoas, principalmente da criançada, que é o futuro do nosso país”, afirmou Pedro Freitas, diretor superintendente da Águas do Rio.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.