Notícia

Ver notícia

Águas do Rio desfaz a ligação irregular que prejudicava o abastecimento na região

A ação de fiscalização da Águas do Rio, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, identificou uma ligação clandestina de água em uma conhecida rede de supermercados. Os agentes constataram uma segunda conexão do imóvel à rede pública, sem passar pelo medidor de consumo, que abastecia diretamente a cisterna do estabelecimento.

O baixo consumo do supermercado foi uma das informações levantadas pela equipe técnica da concessionária para gerar a fiscalização. “A partir de dados como esse, nossos funcionários vistoriam os locais com indícios de irregularidades. Nesse caso específico, a fraude foi constatada. Removemos a ligação irregular, padronizamos a conexão e os responsáveis foram notificados”, explicou Matheus de Azevedo, supervisor de Fiscalização da Águas do Rio.

Quando a fraude é comprovada, o infrator está sujeito a multa e ainda pode ser cobrado pelos meses que consumiu água de forma clandestina. ‘Gato’ é crime.

A ligação irregular pode provocar vazamentos, infiltrações e possíveis desabamentos na rede de distribuição, afetando o sistema de distribuição da cidade. E pode ainda contaminar a rede pública e comprometer a qualidade da água. Além disso, quem tem água ilegal não se preocupa em consumir esse bem essencial de forma consciente, prejudicando o meio ambiente e a população. 

A águas do Rio vem realizando um intenso trabalho para diminuir as perdas de água tratada em toda a área de atuação da companhia, o que inclui o combate às fraudes.

A população pode ser aliada no combate ao furto de água na rede pública de abastecimento. Para denunciar irregularidades de forma anônima, basta acionar a companhia por meio dos canais de atendimento, como o 0800 195 0 195, que funciona gratuitamente via ligação e WhatsApp.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água