Notícia

Ver notícia

Águas do Rio e prefeituras acertam últimos detalhes para apresentações do Saúde Nota 10 e de espetáculos teatrais

A importância de consumir água potável e de ter o esgoto coletado e tratado é um dos temas que a Águas do Rio levará, ao longo do ano, para escolas municipais das 12 cidades em sua área de atuação no interior fluminense. Com atividades lúdicas em sala de aula, como jogos educativos, estudantes do Ensino Fundamental vão aprender um pouco mais sobre hábitos que atuam diretamente na qualidade de vida das pessoas. Essa iniciativa faz parte do programa de educação ambiental da concessionária chamado “Saúde Nota 10”, que no ano passado, em todo o Estado do Rio, impactou mais de 211 mil estudantes da rede pública e formou mais de 4 mil professores.

Equipes do setor de Responsabilidade Social da empresa vêm participando de encontros com os secretários de Educação desses municípios para definição do cronograma e as ações em unidades escolares. Neste ano, além dos jogos educativos do Saúde Nota 10, a companhia levará 12 espetáculos de teatro para estudantes de nove cidades do interior. Estes municípios foram incluídos em uma iniciativa que conta com a parceria de prefeituras e é patrocinada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal. Esse projeto viabiliza a apresentação do espetáculo “Cuidando das Águas do Rio”, que tem uma linguagem descontraída, muita música e foi desenvolvido pela companhia de teatro Lona na Lua.

“Muito bom saber que nossa cidade foi uma das escolhidas para receber essa iniciativa. Nossas crianças não têm acesso com facilidade a estruturas como um teatro, e poder proporcionar esses momentos para elas, unindo educação e cultura, é muito importante. Esperamos que essa parceria com a Águas do Rio vá longe”, enfatizou o secretário de Educação de São Francisco de Itabapoana, Robson Santana.

Cinco mil alunos contemplados

No ano passado, no interior do estado, o programa de educação ambiental da Águas do Rio passou por 43 escolas, contemplando cerca de cinco mil estudantes. O programa atende alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Em sala de aula, o programa aprofunda o aprendizado sobre meio ambiente, saneamento e cidadania, abordando a preservação dos recursos hídricos, os cuidados que cada um tem que ter para a manutenção das redes de esgoto, entres outros.

Para o secretário de Educação de Rio Bonito, Adalmir Cardozo, a parceria é fundamental para proporcionar atividades extracurriculares. “Só temos que agradecer por essa parceria que caminha para o terceiro ano consecutivo. É uma oportunidade de oferecermos aprendizado de maneira diferente, e sabemos que estamos plantando uma sementinha que dará frutos. Alinhar o planejamento desde o início do ano é fundamental, pois conseguimos enxergar em que vocês poderão nos ajudar”, disse.

Analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Bruna Batista afirma que é gratificante ver como o assunto desperta o interesse de crianças e adolescente: “Elas participam ativamente e fazem vários questionamentos sobre saneamento básico. E o mais importante é que nos contam que vão falar para os pais tudo que aprenderam. Isso mostra como conseguimos multiplicar informações por meio deles”, contou.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...