Notícia

Ver notícia

Grupo participou do programa Portas Abertas, que tem o objetivo estreitar laços da concessionária com a sociedade

Com foco na conscientização, a Águas do Rio levou um grupo de crianças do Morro da Mineira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para conhecer a sede da concessionária, onde tiveram uma aula de educação ambiental. Os jovens, entre 6 e 10 anos, aprenderam sobre coleta seletiva, esgotamento sanitário e o sistema de abastecimento de água da cidade. A equipe de Responsabilidade Social da empresa realizou jogos e brincadeiras lúdicas com temas ecológicos, mas foi no espaço imersivo sobre a Baía de Guanabara que elas tiveram a maior surpresa ao ver de perto baleias, tartarugas e golfinhos.

“Parecia que estava dentro de um aquário de verdade nadando com os peixes. Nunca tinha visto nada assim na vida. É ruim quando as pessoas jogam lixo no mar. Fiquei feliz em saber que os golfinhos estão voltando e que o ecossistema está se recuperando”, disse Isadora Jasmini, de 8 anos.

Para Jadson Riquelme, de 9 anos, o que chamou atenção foram os telões do Centro de Operações Integradas (COI), de onde a concessionária monitora em tempo real, 24 horas por dia, o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em 27 cidades fluminenses.

“Nunca vi uma tela tão grande. Já pensou jogar videogame ali? É maior que cinema, só que cheio de números. É muita gente trabalhando. Tratar esgoto dá um trabalhão”, contou entusiasmado com a tecnologia do COI, que é responsável por identificar alterações no sistema de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Aldir Fonseca, o Neneo, presidente da Associação do Morro da Mineira, explicou que as crianças fazem parte do projeto comunitário “Bombeiro Mirim”, que ensina jovens de 6 a 14 anos a combater incêndios, lidar com sistemas elétricos, primeiros socorros, entre outras atividades.

“Estou maravilhado com a curiosidade das crianças perguntando sobre tudo. Gostei do aprendizado, que é o mais importante. Agora quero trazer outros jovens da comunidade para conscientizar todos sobre lixo, esgoto e a necessidade de proteger o meio ambiente”, contou Aldir Fonseca.

Para Leandro Rosa, analista de Responsabilidade Social, as ações de conscientização são de extrema importância para mudar o entendimento dos jovens sobre o meio ambiente. “As crianças aprendem e cooperam com a natureza de forma prática e lúdica. Elas são um multiplicador de informação. Hoje eles aprenderam sobre os danos gerados ao jogar lixo no esgoto, o caminho da água e como é complexa a operação para o saneamento básico chegar até as casas.”, explicou Leandro.

O programa Portas Abertas tem como objetivo estreitar os laços com a comunidade, esclarecer dúvidas e trocar conhecimento com os moradores, profissionais e estudantes. O programa apresenta detalhes da empresa, como as instalações da Estação de Tratamento de Água de Bombinhas, além do escritório, equipamentos de tecnologia e o funcionamento do sistema como um todo.

Compartilhar:

Veja Também

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...