Notícia

Ver notícia

Estudantes são levados para a Glocal Experience pela Águas do Rio, que patrocinou o encontro

Com olhares atentos e curiosos, crianças de escolas municipais de Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, e de Rio Bonito participaram da Glocal Experience, evento com foco em meio ambiente e sustentabilidade, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. O passeio foi promovido pela Águas do Rio, que patrocinou os quatro dias de palestras e debates sobre iniciativas que cumprem alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 Além de uma vasta programação com participações de especialistas da área ambiental, os visitantes tiveram acesso a shows, contação de histórias e áreas interativas. Isabelly Fraga, aluna do 4° ano da Escola Municipal Padre Pedro, de Barra de São João, voltou para casa encantada com a experiência.

 “Eu gostei de tudo, do passeio, do evento, aprendemos muitas coisas, e ainda deu para ver o Cristo Redentor de longe”, comemorou.

 De acordo com Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio, a ideia era proporcionar ao público uma discussão atual e urgente sobre meio ambiente.

 “O propósito da Glocal é ‘Pensar global, agir local’, ou seja, traçar metas amplas e agir à sua volta. É o que estamos fazendo no nosso estado, na nossa casa, avançando com o saneamento básico. Nós saímos da fase das promessas e entramos na fase de entrega: em apenas dois anos, 300 mil pessoas tiveram acesso à água tratada, e ecossistemas como a Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas estão em processo de recuperação a olhos vistos. É por isso que o nosso projeto atinge em cheio a alma e o coração do povo fluminense”, destacou Alexandre Bianchini.

 A professora Angela Picollo, que acompanhou os alunos de Barra de São João, ficou empolgada com tudo que viu.

 “Os estudantes ficaram apaixonados por tudo que viram. Eles amaram a sala de sensações, de conversar com um indígena, visitar o Rio, enfim, foi um evento enriquecedor demais”, declarou.

Portas abertas para lideranças comunitárias

O evento também foi uma oportunidade de abrir portas para pessoas que nem sempre têm a oportunidade de participar de discussões sobre sustentabilidade. Pensando nisso, além dos estudantes, uma das participantes do Programa Afluentes, canal que a concessionária mantém com as comunidades, Mauriny Batista, de Cachoeiras de Macacu, também participou da Glocal.

 “Acompanhei debates muito importantes e percebi movimentos em busca do desenvolvimento da sociedade de forma que não se esgotem os recursos naturais. O avanço sustentável do planeta deve ser uma pauta recorrente na vida de todos nós”, disse ela.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.