Notícia
Melhoria feita pela Águas do Rio na rede de distribuição reforça estrutura de escola e beneficia 15 famílias do entorno
O dia a dia de 199 crianças, atendidas em tempo integral, e de funcionários do Espaço de Desenvolvimento Infantil Maria Eugenia Canelhas vive uma nova fase. A instituição, localizada na Rua Monsenhor Ladeira, na Pavuna, Zona Norte do Rio, passou a contar com mais tranquilidade, segurança e infraestrutura desde que a Águas do Rio concluiu uma obra de regularização do abastecimento de água do local.
A concessionária realizou a substituição de trechos da tubulação e eliminou um ponto de vazamento na rede da localidade. Agora o fornecimento está normalizado, o que garante a limpeza da escola e o pleno funcionamento dos banheiros e da cozinha, aspectos fundamentais para o bem-estar dos alunos, na faixa etária entre 1 e 6 anos, e para o trabalho da equipe pedagógica.
Segundo a diretora da unidade, Débora Vieira de Almeida Vital, a regularização do fornecimento trouxe impactos diretos na rotina de cuidados com as crianças: “As crianças passam o dia inteiro aqui. Além do acompanhamento pedagógico, recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde. Muitas também tomam banho antes de ir embora, e ter água disponível é essencial para que tudo isso funcione bem”, explica.

Ela lembra, ainda, que a mais recente festa junina da creche foi um exemplo concreto do retorno positivo da obra: “Foi a primeira vez em muito tempo que conseguimos organizar um evento com tranquilidade. Antes havia sempre a incerteza: será que vai ter água para as crianças? Para limpar tudo depois? Dessa vez, foi diferente. Conseguimos aproveitar o momento com as famílias e deixar a arrumação para o dia seguinte, com tudo funcionando”, relata.
Além da escola, a intervenção também beneficiou diretamente os moradores da Rua Monsenhor Ladeira e do entorno. Com a reestruturação da rede, o fornecimento foi estabilizado em cerca de 15 residências, garantindo mais dignidade para as famílias que conviviam com o abastecimento irregular.
De acordo com Alisson Frank da Silva Teixeira, coordenador de operações da Águas do Rio que acompanhou a execução da obra, a equipe agiu com agilidade assim que identificou os problemas: “Verificamos que havia um ponto com vazamento e trechos da rede obstruídos. Fizemos a substituição da tubulação e conseguimos normalizar o abastecimento, trazendo mais tranquilidade para a equipe da creche e para as famílias da região”, afirma.
A ação integra uma série de melhorias realizadas pela Águas do Rio em bairros com histórico de dificuldades no fornecimento, sempre com foco em garantir o acesso à água tratada em locais essenciais para a população, como escolas e unidades de saúde.
