Notícia

Ver notícia

Rede de esgoto é remanejada e acaba com esgoto a céu aberto e mau cheiro

Equipes da Águas do Rio realizaram o remanejamento de 12 metros de rede de esgoto e a recuperação de dois poços de visita na comunidade Tavares Bastos, localizada no bairro do Catete, Zona Sul do Rio. Mais de 50 famílias foram beneficiadas com a obra, que extinguiu focos de esgoto sem tratamento e mau cheiro. 

"O cenário para nós não é de filme", diz Declaudio

“O cenário para nós não é de filme”, diz Declaudio

Os moradores da comunidade são acostumados com produções cinematográficas, já que a região foi cenário para filmes, novelas e clipes, como ‘Tropa de Elite’, ‘O Incrível Hulk’ e ‘A Força do Querer’. Mas, ainda assim, o que eles destacam é o descaso dos últimos anos em relação aos serviços básicos de saneamento.

“Um dos poços de visita recuperados fica na rua Cruzeiro do Sul, quase na minha porta. Minha mãe é acamada e sempre sofreu com o cheiro que invadia nossa casa. Imagina almoçar com cheiro de esgoto? Era muito ruim. Eu sempre reclamei sobre isso e só hoje foi resolvido. Só tenho a agradecer à Águas do Rio. Obrigado mesmo”, desabafou Declaudio Silva, morador da comunidade.

Marta: "Nunca pensei fosse chegar o dia que não teria mais esgoto na minha comunidade"

Marta: “Nunca pensei que fosse chegar o dia que não teria mais esgoto na minha comunidade”

Declaudio também fez questão de destacar a boa comunicação entre a Associação de Moradores e a concessionária, resultando em ações rápidas e assertivas. A aproximação é feita por meio do programa Afluentes, canal exclusivo entre as lideranças comunitárias e a Águas do Rio.

“O problema do esgoto existe há muito tempo. Em alguns momentos, o volume era tão grande que formava uma cachoeira de esgoto morro abaixo. O trabalho da Águas do Rio está ótimo. O odor deixou de existir, coisa que era comum por aqui”, disse Marta Rosana, moradora da comunidade há 20 anos.

Robson Daniel, da equipe operacional, falou sobre o trabalho executado. “Quando chegamos, o poço de visita estava muito entupido e com vazamento. De início, fizemos a desobstrução e limpeza da rede para traçar uma estratégia de intervenção. A partir disso, instalamos a nova tubulação de 150 mm por fora das construções, evitando possíveis acidentes ou avarias. O trabalho foi concluído com sucesso e agora os moradores não vão sofrer mais com esgoto in natura e mau cheiro”.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.