Comunicado
A Águas do Rio informa que o fornecimento de água para Magé e partes de Duque de Caxias e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está reduzido devido ao período de estiagem. A diminuição do nível de água nas Unidades de Tratamento (UT) Santo Aleixo, Piabetá e Paraíso, além das represas Xerém e Mantiquira, estão prejudicando a captação e a distribuição de água para as regiões.
Em Magé, a captação de água na UT de Santo Aleixo é feita pelo Rio Pico e Riachão da Lagoinha, atendendo o Distrito de Santo Aleixo e parte do Distrito de Magé. A UT Piabetá capta água do Rio Cachoeira Grande, atendendo o Distrito de Piabetá. Por fim, a captação da UT de Paraíso é realizada no Rio Paraíso, atendendo o Distrito de Magé.
As represas Xerém e Mantiquira atendem partes de Duque de Caxias (bairros Xerém, Mantiquira, Jardim Primavera, Capivari, Saracuruna, Santa Cruz da Serra, Vila Maria Helena, Pq Paulista, Nova Campinas, Figueira, Pilar e Amapá) e de Belford Roxo (bairros Vale do Ipê, Jardim do Ipê, Parque Amorim, Lote XV, Wona, Bairro Vasco, Parque dos Ferreiras, Nova Aurora e Shangri-Lá).
Para que o sistema volte a operar em plena carga, é preciso que o regime de chuvas na bacia dos mananciais se normalize. Até que isso aconteça, a Águas do Rio orienta que clientes comerciais e residenciais reservem água das cisternas e caixas d’água apenas para o necessário. Serviços essenciais serão abastecidos por meio de caminhão-pipa. Em caso de dúvidas, o morador pode acionar a empresa por meio do 0800 195 0 195, que funciona via ligação e WhatsApp, 24 horas por dia, todos os dias da semana.