Notícia

Ver notícia

Os desafios para reduzir as perdas de água tratada nas redes de abastecimento marcaram um dos debates desta quinta-feira, dia 18, no 11º Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (Ecob-2024). O evento acontece até este sábado, 20, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá, Zona Portuária carioca. Durante o encontro, representantes de concessionárias de saneamento que atuam no Estado do Rio mostraram o que elas têm feito para minimizar o problema e para que mais água potável seja levada às torneiras da população. No Brasil, segundo estudo recente do Instituto Trata Brasil, mais de 40% da água é desperdiçada antes de chegar às residências do país:

“Na nossa área de atuação, o índice é maior e chega a 65%! O volume perdido é absurdo e daria para abastecer uma outra concessão do tamanho da que nós operamos. Essas perdas ocorrem tanto por vazamentos nas redes de distribuição quanto pelas ligações clandestinas, que representam um grande risco para o sistema”, disse Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio, durante o painel “Saneamento – Planos de Governança no Território”.

O diretor também explicou que a empresa vem investindo na modernização dos sistemas e em alta tecnologia para combater o desperdício.

“Temos um programa de combate a perdas que conta até um satélite que já foi usado para encontrar água em Marte. Ele escaneia com precisão o subsolo para onde está apontado e identifica, em até três metros de profundidade, o que é água potável, através do cloro dissolvido. Após mapeados os possíveis focos de vazamentos, equipes operacionais utilizam um aparelho chamado geofone ultrassensível a sons, como se fosse um estetoscópio. Nossa assertividade tem chegado a 80% nos pontos identificados pelo satélite”, explicou Sinval.

O tema central do Ecob-2024 é “Integração pelas Águas: Governança, Planos e Territórios”, quando está sendo discutida a união de esforços e recursos para a gestão sustentável dos recursos hídricos das regiões hidrográficas do estado. O evento tem como objetivo integrar e estimular o diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses, e a organização está sendo realizada pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados