Notícia

Ver notícia

Novos equipamentos ajudam no controle das pressões e na redução das perdas de água tratada

 

A instalação de uma Válvula Redutora de Pressão (VRP) no sistema de abastecimento permitiu aprimorar o desempenho da distribuição de água e contribuir para a redução do índice de perdas, que é muito elevado no município de Nova Iguaçu.

O equipamento foi instalado em um trecho ligado à adutora da Baixada Fluminense, localizado na Estrada de Madureira, no bairro Jardim Alvorada, após a realização de uma série de estudos técnicos. A adutora é oriunda da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, e é considerada a principal rede de abastecimento dos municípios da Baixada Fluminense.

Tauana" "Vamos aplicar esse modelo em outras regiões"

Tauana” “Vamos aplicar esse modelo em outras regiões”

“Fizemos simulações para saber se a instalação da válvula traria os resultados esperados e ampliamos as melhorias para outros equipamentos, como os registros, que não apresentavam boas condições de uso e foram substituídos”, explica a coordenadora de Operações, Tauana da Rosa. A análise deste local foi finalizada e servirá como base para outros estudos da mesma dimensão, que visam melhorar cada vez mais a oferta de água para toda a população da Baixada Fluminense.

Entre os principais benefícios da instalação do novo equipamento estão o controle de pressão nas tubulações, a redução do desperdício e a melhor distribuição de água tratada para a região.

“A tecnologia dos aparelhos utilizados, aliada ao preparo dos operadores em campo, vai auxiliar na identificação de alterações no sistema e a ocorrência de possíveis vazamentos. Assim, atuamos de forma rápida e diminuiremos as perdas d’água”, explicou o diretor executivo da Águas do Rio na Baixada, Vitor Hugo.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.