Notícia

Ver notícia

Projeto de inclusão social atende cerca de 70 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade com acesso à cultura gamer, aulas de inglês e reforço escolar

O sonho de atuar profissionalmente no segmento de jogos eletrônicos está mais próximo para crianças e jovens, de 7 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade da capital fluminense. O DiversiGames, projeto de inclusão social que promove acesso à cultura gamer, inaugurou nesta quarta-feira (31/01) seu primeiro centro de formação. O projeto, que tem entre os patrocinadores a Águas do Rio e o Instituto Aegea, oferece oficinas gratuitas de letramento digital com cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo).

“Eu sou moradora de uma comunidade de baixa renda, sou a parte central da minha família e a minha vida financeira é bem limitada. Então, quando surge um projeto que proporciona ao meu filho um curso de idiomas, um curso de programação e reforço escolar, que eu não poderia pagar fora daqui, é maravilhoso. Estou muito feliz porque meu filho aprende e tem a chance de realizar um sonho dele, de criar um jogo. É muito gratificante ver a alegria que meu filho quando chega em casa depois das aulas”, comemora Denise Paulino da Silva, moradora da comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, e mãe de Micael da Silva, de 11 anos, aluno do curso de desenvolvimento de jogos.

Para a Gerente de Responsabilidade Social da Superintendência de Comunidades da Águas do Rio, Syvia Passos, apoiar o DiversiGames reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento integral das comunidades em que atua. “Participar de um projeto como esse reflete nossa convicção de que nossa atuação vai além das fronteiras do saneamento. Para nós, é fundamental investir no potencial dessas crianças e jovens para que o acesso à educação digital não apenas amplie horizontes, mas também promova a inclusão e a igualdade de oportunidades”, disse Syvia Passos.

O Diretor Executivo do DiversiGames, Ricardo Chantilly, também comemora. “A parceria com a Águas do Rio foi fundamental para a viabilização e a continuidade do projeto. Espero que esse apoio leve esses jovens à mudança de paradigmas que, infelizmente, a sociedade aplica a eles, gerando emprego e renda para eles e para suas famílias, além de uma mudança de status na sociedade”, finaliza.

Vagas remanescentes 

As inscrições continuam abertas e devem ser feitas presencialmente, com apresentação dos seguintes documentos: RG (ou certidão de nascimento) e CPF do participante, e do seu responsável, e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp: +55 21 96738-9926. O centro de formação DiversiGames Benfica fica na rua Marechal Aguiar, 72 (Benfica – RJ).

Compartilhar:

Veja Também

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Comunicados Saiba mais
Comunicados

Fique por dentro do que acontece na Águas do Rio com informações sobre abastecimento, obras, programas, projetos e muito mais.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.