Notícia

Ver notícia

Projeto de inclusão social atende cerca de 70 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade com acesso à cultura gamer, aulas de inglês e reforço escolar

O sonho de atuar profissionalmente no segmento de jogos eletrônicos está mais próximo para crianças e jovens, de 7 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade da capital fluminense. O DiversiGames, projeto de inclusão social que promove acesso à cultura gamer, inaugurou nesta quarta-feira (31/01) seu primeiro centro de formação. O projeto, que tem entre os patrocinadores a Águas do Rio e o Instituto Aegea, oferece oficinas gratuitas de letramento digital com cursos de Fortnite, Minecraft, Desenvolvimento de Jogos 2D, Scratch 3.0 e Creator (Criação de Conteúdo).

“Eu sou moradora de uma comunidade de baixa renda, sou a parte central da minha família e a minha vida financeira é bem limitada. Então, quando surge um projeto que proporciona ao meu filho um curso de idiomas, um curso de programação e reforço escolar, que eu não poderia pagar fora daqui, é maravilhoso. Estou muito feliz porque meu filho aprende e tem a chance de realizar um sonho dele, de criar um jogo. É muito gratificante ver a alegria que meu filho quando chega em casa depois das aulas”, comemora Denise Paulino da Silva, moradora da comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, e mãe de Micael da Silva, de 11 anos, aluno do curso de desenvolvimento de jogos.

Para a Gerente de Responsabilidade Social da Superintendência de Comunidades da Águas do Rio, Syvia Passos, apoiar o DiversiGames reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento integral das comunidades em que atua. “Participar de um projeto como esse reflete nossa convicção de que nossa atuação vai além das fronteiras do saneamento. Para nós, é fundamental investir no potencial dessas crianças e jovens para que o acesso à educação digital não apenas amplie horizontes, mas também promova a inclusão e a igualdade de oportunidades”, disse Syvia Passos.

O Diretor Executivo do DiversiGames, Ricardo Chantilly, também comemora. “A parceria com a Águas do Rio foi fundamental para a viabilização e a continuidade do projeto. Espero que esse apoio leve esses jovens à mudança de paradigmas que, infelizmente, a sociedade aplica a eles, gerando emprego e renda para eles e para suas famílias, além de uma mudança de status na sociedade”, finaliza.

Vagas remanescentes 

As inscrições continuam abertas e devem ser feitas presencialmente, com apresentação dos seguintes documentos: RG (ou certidão de nascimento) e CPF do participante, e do seu responsável, e comprovante de residência. Mais informações podem ser obtidas no WhatsApp: +55 21 96738-9926. O centro de formação DiversiGames Benfica fica na rua Marechal Aguiar, 72 (Benfica – RJ).

Compartilhar:

Veja Também

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos