Notícia

Ver notícia

Anúncio de expansão do projeto foi feito no Museu do Amanhã, nesta sexta (17), com participação de representantes da Prefeitura e da concessionária

A educação ambiental nas escolas municipais do Rio de Janeiro acaba de ganhar um reforço. O projeto “Esse Rio é Meu”, da Planetapontocom, em parceria com a Águas do Rio, foi ampliado e agora chegará a 773 instituições públicas de ensino. Com isso, 68 rios da cidade farão parte da rotina escolar de jovens, que irão aprender, na prática, sobre a importância de recuperar e preservar suas águas. O anúncio foi feito em cerimônia realizada no auditório do Museu do Amanhã, nesta sexta-feira (17).

Incluso no programa “Saúde Nota 10” da Águas do Rio,  o “Esse Rio é Meu” chegou a 127 escolas em 2022, com foco na preservação de 18 rios. Durante o evento no Museu do Amanhã, a equipe da concessionária apresentou as melhorias que a empresa vem promovendo em prol da despoluição do Rio Carioca e, principalmente, para as águas que desaguam na Baía de Guanabara.

Sinval Andrade diretor superintendente da Águas do Rio destacou a importância da participação de todos neste desafio: “O que presenciamos hoje no Museu do Amanhã foi a união de representantes do poder público, sociedade civil organizada, professores, grandes nomes do jornalismo e das artes cariocas, unidos com a iniciativa privada para garantir a formação ambiental e cidadã das crianças da rede municipal de ensino. O engajamento de todos é o caminho, também, para que as ações de saneamento, a cargo da Águas do Rio, resultem nas melhorias esperadas para a Baía de Guanabara e para a qualidade de vida de todos os fluminenses”, disse.

Em novembro de 2022, como parte do programa, a Águas do Rio realizou uma simulação de fiscalização com jovens da Escola Municipal José de Alencar, em Laranjeiras. Na ocasião, os adolescentes compreenderam melhor como o mau uso de uma rede de esgoto pode impactar o meio ambiente. A iniciativa fez parte de uma série de ações de despoluição do Rio Carioca, que inclui atividades do Saúde Nota 10, em parceria com o projeto “Esse Rio é Meu”.

A coordenadora pedagógica da EM José de Alencar, Andrea Ribeiro González, comemorou a parceria com a Águas do Rio: “As atividades de campo proporcionadas pela empresa foram muito importantes para o amadurecimento dos alunos. Eles perceberam que são protagonistas do projeto, se apropriaram do conteúdo e conseguem viver situações que não experimentariam somente dentro da sala de aula”, destacou.

Além dos professores e diretores da rede municipal de ensino, o evento também contou com a presença do secretário de Educação, Renan Ferreira; do chefe de gabinete da Casa Civil, Lucas Padilha; e de alguns dos “embaixadores” do programa, como o ator Thiago Lacerda e os jornalistas Ancelmo Gois e Zuenir Ventura.

Sobre o Rio Carioca

Conhecido como um dos rios mais emblemáticos, por ser o primeiro a abastecer a cidade, o Rio Carioca passa pelos bairros de Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras e Flamengo até desaguar na Baía de Guanabara. Desde maio de 2022, a Águas do Rio adotou uma solução temporária para desviar o percurso do rio para o Interceptor Oceânico, que é um grande eixo de coleta de esgoto doméstico, na zona sul da capital, e assim garantir que o esgoto despejado de forma indevida seja direcionado para tratamento no Emissário Submarino.

Paralelamente, a concessionária tem realizado a fiscalização de ligações irregulares de esgoto nas galerias de água pluvial, que desaguam no Rio Carioca. Com essa intervenção, em torno de 300 litros de esgoto por segundo deixam de ser lançados in natura na praia do Flamengo.

Sobre o Saúde Nota 10

O Programa Saúde Nota 10 proporciona educação ambiental para alunos de escolas públicas. Em apenas 10 meses 2022, mais de 55 mil alunos foram alcançados, mais de 2.380 professores envolvidos em atividades juntos com os alunos ou em atividades específicas para docentes, em mais de 370 escolas em toda a área de concessão da Águas do Rio, que inclui 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, entre eles a capital, em que atua em 124 bairros distintos.

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos