Notícia

Ver notícia

Águas do Rio apoia distribuição de coletores para armazenar óleo usado pelas barracas de alimentos 

Com uma programação intensa de shows, rodeio, leilão de bovinos, artesanato, entre outras atividades, a centésima edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Cordeiro conta com uma ação que garante a sustentabilidade no Parque de Exposições Raul Veiga. Com apoio da Águas do Rio, os vendedores de produtos alimentícios receberam coletores para armazenarem o óleo utilizado durante o evento. O recipiente tem capacidade para acumular até 50 litros do resíduo, que serão recolhidos, enviados para reciclagem e poderão ser transformados em produtos como sabão, detergentes, biocombustíveis, tintas, entre outros.

Karolaine Ferreira trabalha em uma barraca de batata-frita e aprova a iniciativa da concessionária.

A ação teve como objetivo despertar e conscientizar comerciantes e visitantes sobre os danos que o descarte incorreto do produto pode causar ao meio ambiente, além de oferecer uma alternativa para a destinação correta. Quando lançado diretamente no meio ambiente, o óleo tem alto índice poluidor: apenas um litro pode poluir cerca de 20 mil de litros de água. Além disso, o descarte em pias, ralos ou vaso sanitário pode provocar o entupimento da tubulação interna dos imóveis e atrair pragas que podem causar doenças.

Com a utilização de dezenas de litros de óleo na lanchonete Batata Frita da Elaine, a atendente Karolaine Ferreira aprovou a iniciativa. “Achei a ideia muito boa, pois assim descartamos resíduo de forma consciente, sabendo que ele não irá poluir o meio ambiente. Torço para que todos os comerciantes colaborem com o projeto”, disse.

Além de apoiar na coleta do óleo usado, a Águas do Rio preparou um espaço na Expo Cordeiro que está atraindo pessoas de todas as idades. A concessionária de água e esgoto do município está oferecendo água geladinha em um ecocopo comemorativo ao evento. O local conta ainda com atrações interativas para as crianças com o Jogo de Saneamento, que traz um Quiz com perguntas sobre o uso consciente da água, e uma experiência em 3D sobre o ciclo completo da água, com óculos de realidade virtual. O espaço funciona das 9h às 20 horas.

Compartilhar:

Veja Também

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.