Notícia

Ver notícia

Treinamento aconteceu para equipes que trabalham na manutenção da rede de esgoto da capital

Pensando nas equipes que atuam em locais de difícil acesso, pouca ventilação e deficiência de oxigênio, a Segurança do Trabalho da Águas do Rio ministrou uma capacitação para 40 técnicos dos times de manutenção de esgoto da capital. O treinamento também teve o papel de conscientizar sobre os perigos e procedimentos corretos em caso de emergência.

Combinando teoria e prática, o profissional que trabalha em espaço confinado precisa cumprir uma carga horária mínima de curso de 16 horas.

“Antes de tudo, os colaboradores precisam apresentar uma série de exames médicos para comprovar que estão aptos a trabalhar em espaços confinados. Já na parte teórica da aula, o instrutor aborda os requisitos, equipamentos, tipos de trabalhos. Na etapa prática nós propomos a simulação dos procedimentos que envolvem a norma regulamentadora”, explica o Técnico de Segurança do Trabalho Cláudio Rodrigues Caetano.

Para o operador de esgoto, Douglas da Silva Moraes Gomes, o treinamento o deixou mais apto para o dia a dia de seu trabalho, o que inclui saber quais os procedimentos de resgate adequados em caso de necessidade.

“O conteúdo foi muito produtivo pois vivenciamos essas situações regularmente no nosso trabalho. Falamos sobre a importância dos EPI’S e tivemos a oportunidade de reproduzir situações que podem acontecer no campo”, afirmou.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.