Notícia

Ver notícia

Capacitação vai aprimorar a execução dos serviços de campo no Centro e na Zona Sul

Calceteiro provavelmente é uma das mais antigas profissões conhecidas. São profissionais que constroem calçadas e realizam sua manutenção. Muitos dos serviços de manutenção e padronização de ligações de água realizados pelas equipes de campo exigem esse tipo de conhecimento.

Pensando em aprimorar o trabalho quando há intervenção e necessidade de recomposição do pavimento das calçadas, a Superintendência Centro-Sul da Águas do Rio inscreveu dez colaboradores para a formação de mestres calceteiros em pedras portuguesas, em um curso da secretaria de Conservação do município.

“Oferecer essa capacitação para o time é uma forma de aumentar a qualidade do trabalho na nossa área de atuação e reduzir o impacto das atividades nas regiões onde atuamos”, ressalta o coordenador de Serviços, Mauro Chimenez.

A calçada mais famosa do Brasil, em Copacabana, é feita de pedras portuguesas e em muitos outros pontos do Centro e da Zona Sul do Rio de Janeiro esse tipo de revestimento é bastante comum.

“As pedras portuguesas são marca registrada do Rio. Mas, com o tempo, a manutenção foi deixada de lado e o que era tão bonito acabou virando um problema. Os buracos deixados pela falta das pedras se tornam um risco para acidentes. Existem poucos mestres calceteiros no Rio de Janeiro e fazer parte desses novos formandos é muito gratificante. O curso me fez ter um olhar voltado para o meu trabalho que eu não tinha antes. Agora conseguimos identificar a falha e a correção”, conta o Pedro Felipe Ferreira, analista de processos do setor de Manutenção.

O curso prático durou pouco mais de um mês e a formatura da turma aconteceu na última quinta-feira (06/10), no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.