Notícia

Ver notícia

Equipe percorre estação de tratamento, conhece de perto o processo de tratamento de efluentes, e no futuro, idealiza compartilhar essa experiência com as lideranças comunitárias

Os colaboradores de Responsabilidade Social da Superintendência de Comunidades da Águas do Rio visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, nesta semana, e conheceram as diferentes etapas do processo de tratamento de esgoto. A unidade tem capacidade para tratar até 2.500 litros de esgoto por segundo e é o maior ativo da Aegea, holding da qual a concessionária faz parte, no Rio de Janeiro. Ela fica localizada próxima à comunidade Parque Alegria, na Zona Portuária do Rio.

Além de aprender sobre as etapas do processo de tratamento do esgoto, os colaboradores percorreram as dependências da ETE. A intenção é que, em breve, o setor de Responsabilidade Social organize a visita de lideranças comunitárias na estação por meio do programa Portas Abertas, que tem o objetivo de estreitar o relacionamento da empresa com a sociedade e disseminar conhecimentos sobre saneamento básico.

“Quando a Águas do Rio assumiu não era possível passear pela ETE. Hoje, a estação está passando por um processo de melhorias estéticas e operacionais. Estamos caminhando para operar com padrão de segurança Aegea de ser”, afirmou Wemerson Mendonça, supervisor da ETE Alegria.

A universalização da coleta e o tratamento de esgoto é um dos desafios da Águas do Rio para os próximos 10 anos. De acordo com o Diretor Superintendente Guilherme Campos, quando o imóvel não está conectado à rede pública, que o encaminha para uma estação de tratamento, os líquidos acabam sendo despejados diretamente em rios, lagos e oceanos e, assim, poluem fontes de captação de água e ainda contribuem para a propagação de doenças entre a população.

“Tratar o esgoto doméstico é importante porque tem impactos diretos na saúde das famílias e do planeta. Toda a água que é usada no dia a dia da casa, em torneiras e vasos sanitários, deve passar pelas etapas de tratamento de esgoto antes de retornar à natureza. Por isso é importante conhecer o processo”, explica Campos.

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.