Notícia

Ver notícia

Qualificação faz parte da agenda da concessionária com profissionais que atuam na Baixada Fluminense

 

“Participar de treinamentos com frequência contribui para que me torne um profissional melhor. Trabalhando na Águas do Rio, estou tendo a oportunidade de participar da transformação do saneamento e do meio ambiente. Sinto que estou no caminho certo: ajudo a construir um lugar melhor para os moradores da Baixada Fluminense, e para deixar para os meus filhos”, declara Romário Souza, de 41 anos. Ele é um dos profissionais da concessionária que participou, nesta segunda-feira (05), do treinamento sobre procedimentos operacionais das Elevatórias e Estações de Tratamento de Esgoto (EEE).

A capacitação contou com a presença dos colaboradores de Nova Iguaçu que atuam diariamente nos serviços da EEE do bairro Lagoinha. Entre as temáticas abordadas durante o encontro, estavam as atribuições da equipe nas esferas: Operacional, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e, também, Segurança do Trabalho.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, cerca de 57% da população da Baixada Fluminense não possui acesso à coleta de esgoto. Para a Coordenadora de Serviços de Esgoto, Tauana da Rosa, essa realidade será transformada com o trabalho que tem sido desenvolvido pelos colaboradores da Águas do Rio.

“Serão investidos R$645 milhões para recuperação da Bacia do Rio Guandu. Nos próximos 4 anos, faremos a implantação dos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de Japeri e Queimados, para que milhões de litros de esgoto sem tratamento deixem de ser lançados no Guandu. Isso mostra o quanto vamos avançar, por isso, é tão importante manter nossos colaboradores sempre atualizados”, explica Tauana.

O supervisor de Serviços de Esgoto, Renan de Castro, ressalta que o trabalho de cada colaborador reflete diretamente na recuperação do sistema atual, uma das metas da Águas do Rio. “Os desafios do esgotamento sanitário são temas permanentes na agenda de treinamentos. Sempre resgatamos a importância de mantermos a eficiência em nossos trabalhos, para que a população perceba os benefícios do saneamento básico chegando até ela”, pontua.

Ao longo da semana, outras equipes vão participar da capacitação. A próxima turma será com colaboradores que atuam na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro São Jorge, em Queimados. A ETE, inaugurada recentemente, passou por obras de revitalização e está pronta para operar em sua capacidade total, tratando 7,4 litros de esgoto por segundo e com capacidade para atender mais de quatro mil pessoas na região.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Abastecimento de Água Saiba mais
Abastecimento de Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas do Rio.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados