Notícia

Ver notícia

Ação faz parte do Plano de Atendimento à Emergência elaborado pela equipe de EHS Interior e vai ser implantado em todo o grupo

“Eu não sabia de nada, levei um susto, estou abalado até agora, mas essa é a importância do treinamento, porque acontece uma coisa dessas e sem ele não saberíamos o que fazer, para onde ir. Foi um bom aprendizado que faz com que eu e meus companheiros trabalhemos em segurança”, contou o líder de manutenção da Águas do Rio, Nilson Samuel, após a experiência de uma simulação surpresa de cenário de Choque Elétrico, realizada pela equipe de EHS, responsável por treinamentos em Segurança do Trabalho, da superintendência Interior na base do Noroeste, em Itaocara. O procedimento faz parte do Plano de Atendimento à Emergência (PAE) elaborado pela equipe e que servirá de modelo para todas as unidades da Águas do Rio e Aegea.

Segundo o técnico de Segurança do Trabalho, Paulo Frez, além de uma exigência da legislação, o PAE foi idealizado não somente para atender normativas, mas principalmente baseado na política da Águas do Rio de cuidado com funcionários, vizinhança e meio ambiente. “O Plano foi elaborado por nós há alguns meses e agora está em fase de testes de aplicabilidade em cenários reais, para vermos o que ainda pode ser melhorado e assim seguiremos um cronograma de treinamentos, baseado nele”, explicou.

Para garantir a segurança dos colaboradores que atuam em todas as frentes da concessionária, o documento descreve orientações e procedimentos a serem seguidos em caso de incidentes, baseados em 27 cenários identificados como possíveis situações de emergências. “Vamos fazer treinamentos em todas as unidades do Interior para os cenários apontados como: afogamento, explosão, princípio de incêndio, rompimento de adutoras ou tubulações, ataque de animal, entre outros”, enumerou a técnica Hana Gomes.

A equipe do EHS acredita que com o PAE disponível em todas as unidades da Águas do Rio, em caso de incidentes, cada um que estiver presente no local saberá atuar de forma mais eficiente possível. “O PAE é de suma importância para o nosso negócio, pois realizando treinamentos, como os que já fizemos, e essa simulação, o time estará preparado para evitarmos severas lesões ou minimizarmos os danos para os colaboradores e para o meio ambiente, em caso de ocorrer alguma emergência. Lembrando que sempre frisamos que é muito importante manter a calma e seguir as orientações”, frisou o técnico Ricardo Romano.

O exercício de simulação do PAE foi acompanhado pelo gerente operacional Malcom Bispo, que avaliou a ação como uma prioridade para a concessionária e um passo fundamental para a garantia da segurança nas bases e unidades operacionais. “A ideia é que o plano seja implementado primeiramente nas unidades com maior fluxo de pessoas e posteriormente alcançar todas as que temos pessoas atuando e assim o PAE também será implementado nas demais unidades da Águas do Rio e da Aegea”, concluiu.

 

Compartilhar:

Veja Também

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Serviços Programados Saiba mais
Serviços Programados

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.