Notícia

Ver notícia

Águas do Rio realiza geofonamento para evitar perda de água

 

A Águas do Rio realizou no bairro Bela Vista, em Rio Bonito, uma verdadeira caça aos vazamentos. Foram horas de muita concentração percorrendo as ruas a noite com um aparelho chamado Geofone. O equipamento eletrônico detecta vazamentos ocultos e subterrâneos, sem a necessidade de quebrar pisos ou paredes e o resultado do estudo foi a detecção de uma parte da rede quebrada. A equipe de manutenção realizou o reparo na tubulação, no ponto identificado, normalizando o fornecimento de água na região.

O geofonamento funciona como um exame de ultrassom, que capta ruídos e vibrações de vazamentos em dutos subterrâneos, onde há perda de água. Segundo o supervisor operacional, Adjelson Lopes, a concessionária utiliza este método para otimizar o trabalho, pois identificando o local exato, gasta-se menos tempo e recursos para abrir a rua em busca do problema e assim também a solução é mais rápida, evitando o desabastecimento.

Vazamento encontrado

“Por causa das chuvas intensas o solo fica instável e com a passagem de algum veículo pesado provavelmente ele cedeu e esmagou a tubulação, quebrando a tubulação da rede e com isso cerca de 20 casas estavam tendo o fornecimento prejudicado. Além de resolver o problema imediato, o trabalho reduz as perdas de água tratada e garante a segurança operacional”, explicou Adjelson.

Para o gerente Operacional e Comercial, Malcom Bispo, os vazamentos também podem trazer consequências sérias, porque podem danificar vias públicas e imóveis. “Por isso, o uso dessa tecnologia é importante para além da redução de prejuízos. É uma questão de segurança para os nossos usuários e reflete diretamente na qualidade no desempenho de distribuição de água”, avaliou.

A concessionária pede que os clientes que se deparem com algum tipo de vazamento entrem em contato pelos canais de atendimento e informem a situação, para que um equipe seja enviada ao local. A Água do Rio está a disposição para ligações ou mensagem de Whatsapp pelo 0800 195 0 195.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas do Rio trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento nas regiões onde atua.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água