Notícia
Lideranças e startups buscam soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável, em fórum realizado na Águas do Rio
O programa Blue Rio reuniu, no dia 26 de junho, representantes de startups e de empresas públicas e privadas de setores estratégicos como Saneamento, Sustentabilidade, Clima e Bioeconomia, para o Workshop de Construção de Desafios em Conjunto, promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) em parceria com a consultoria global Beta-I. O evento aconteceu no auditório da Águas do Rio, no Centro do Rio de Janeiro, e promoveu a troca de experiências e inovação entre as marcas participantes.
O Blue Rio é uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro que atua como hub de inovação voltado para a implementação de soluções em áreas costeiras, com foco na economia azul, voltada para o uso sustentável dos recursos do mar. Durante o workshop, foram discutidos desafios comuns às empresas e identificadas possíveis caminhos colaborativos por meio da inovação e tecnologia.

O diretor executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra, reforçou o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. No seu discurso de abertura do fórum, o executivo destacou os avanços conquistados na recuperação da Baía de Guanabara e na melhoria da qualidade das águas das praias do Rio, na área de concessão de marca. Diógenes enfatizou também a importância de acelerar iniciativas que reduzam o impacto ambiental. “Já tivemos resultados excelentes, mas buscamos caminhos para avançar ainda mais. A tecnologia e as parcerias com startups são fundamentais nesse processo”, afirmou.
A concessionária foi reconhecida pela Blue Dot Network por seus projetos de impacto social e ambiental, incluindo ações de esgotamento sanitário e proteção hídrica. Diógenes comentou sobre a relevância dos dados sociais e ambientais gerados a partir do atendimento a mais de 4 milhões de residências. “Transformar esses dados em inteligência aplicada é um passo estratégico para o futuro do saneamento”, completou.
Durante o evento, os participantes foram envolvidos em dinâmicas e mesas redondas, com o objetivo de identificar barreiras e propor soluções colaborativas. “Uma empresa, de forma isolada, dificilmente consegue superar os obstáculos que travam o seu crescimento. No Blue Rio, conectamos parceiros que têm sinergia para unirem forças no enfrentamento desses entraves, tendo em vista a cooperação e práticas sustentáveis”, comenta André Nunes, Managing Partner da Beta-I.
Nunes afirma que os resultados da primeira edição do fórum, realizada há dois anos, comprovam o avanço das marcas participantes, especialmente no campo do carbono verde e inovações que ajudam numa rotina mais sustentável. “Não temos como mensurar um percentual único de crescimento, porque depende de projeto a projeto, mas é incontestável que essas companhias caminharam a passos largos na implementação dos seus projetos de inovação”, destaca.
Moema Versiani, superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, destacou que o objetivo do governo estadual é impulsionar o setor empresarial por meio da colaboração. Segundo ela, os desafios do setor não podem ser enfrentados isoladamente — “mas é preciso somar esforços entre empresas e poder público”. Segundo ela, a ideia é transformar soluções locais em resultados de impacto regional. Moema também vê no fórum uma oportunidade de inspirar novas políticas públicas que acelerem o crescimento sustentável no estado.