Notícia

Ver notícia

Cerca de 145 mil moradores da região já começam a ser beneficiados com melhorias no sistema de abastecimento feito pela Águas do Rio

“Eu moro aqui desde os 12 anos de idade e não lembro de ter água chegando nas torneiras assim. O que era um sonho distante, hoje é realidade”. A fala é da aposentada Dianda da Costa, de 64 anos, moradora de Beira Mar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Além de sua localidade, os bairros Vinte e Cinco de Agosto, Doutor Laureano e Vila São Luis também já começam a sentir melhorias no abastecimento, depois que que a Águas do Rio implantou um novo sistema de bombeamento no município.

Este ano, a concessionária instalou cinco boosters (sistemas de bombeamento) em locais estratégicos para a melhoria do fornecimento de água de 145 mil pessoas em Nova Iguaçu, Queimados e Duque de Caxias. Outros 29 equipamentos desse tipo serão implantados na Baixada Fluminense ao longo do ano.

As bombas fazem parte de um conjunto de ações da empresa nessa região com foco em reverter problemas históricos de falta d’água nos nove municípios sob responsabilidade da empresa. Em pouco mais de um ano de operação, a Águas do Rio ainda implantou 84 km de novas redes e substituiu outros 21 km de tubulações. A reativação de reservatórios de água também faz parte das ações de transformação. 

O esforço da concessionária beneficiou Antônio Fernandes Marinho, conhecido como Tuninho, morador do bairro Granja Rosalina, em Queimados. Aos 63 anos, ele e sua família usavam água de chuva até para beber e viravam a noite buscando formas de abastecer sua casa. “Cansei de passar madrugadas em claro andando pelas ruas do bairro com minha bomba num carrinho de mão para tentar puxar água. Hoje a gente olha para trás e agradece porque a vida mudou, dá para tomar banho de chuveiro e tem água na torneira todos os dias”, afirma.

Já em Nova Iguaçu, na parte alta do bairro K-11, o senhor Altair Lucindo, de 82, convivia com torneiras secas há mais de 30 anos. Sua sobrevivência dependia da solidariedade de vizinhos, que tinham poços e ajudavam a levar água até sua casa. “Agradeço porque finalmente alguém olhou para nós. A parte alta aqui do bairro sempre foi esquecida e tinha um abastecimento crítico. Desde que eu e minha família viemos morar aqui foi uma luta para ter água. Depois que a Águas do Rio realizou a obra na bomba, tudo melhorou. Estamos muito satisfeitos”, contou.

Para o diretor superintendente da Águas do Rio, Luiz Fabbriani, que atua na Baixada Fluminense, o cenário de desabastecimento da região será modificado de forma gradativa, à medida que a concessionária atua em diversas frentes com foco na universalização dos serviços de água e esgoto em toda a sua área de atuação. Nessa região serão investidos R$ 10,2 bilhões ao longo da concessão. “Aqui estão problemas históricos de abastecimento e coleta de esgoto e nosso compromisso é reverter essa realidade, levando saúde e qualidade de vida para a população, especialmente a mais vulnerável. Estamos caminhando e já temos resultados muito positivos. Mais de 90 mil pessoas passaram a receber água tratada encanada em suas casas pela primeira vez! Claro que o desafio segue sendo enorme, mas nosso planejamento é arrojado e temos trabalhado de forma contínua. O que queremos é ver cada vez mais histórias como a desses moradores, felizes por finalmente ter acesso ao seu direito mais básico”, afirma o diretor.

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...