Notícia

Ver notícia

Melhorias feitas pela Águas do Rio tornam possível o sonho de moradores de Coelho da Rocha e Éden

A dificuldade em conseguir água tratada é tão antiga na vida das irmãs Sueli e Beth Pires, que as duas desenvolveram formas criativas para economizar esse bem essencial a vida, como colocar panos sobre as bacias com água para evitar evaporação. Sabiam de cor o dia e hora que ‘caia água da rua’ e, afirmam, aprenderam até a prever a chuva. Tudo para armazenar cada gota nos afazeres domésticos. Talvez o dom seja único das irmãs, já os problemas de falta d´água, esses sim, eram compartilhados por todos os vizinhos do Éden, bairro onde vivem em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, que junto com região de Coelho da Rocha recebeu melhorias operacionais da Águas do Rio, permitindo a universalização do abastecimento para cerca de 118 mil pessoas.

“Nasci e fui criada neste lugar. Antigamente, tínhamos que encher baldes nas bicas de moradores de outros bairros. Passamos muitas dificuldades. Mas, de um tempo para cá, a água tem chegado com boa qualidade todos os dias. Estamos muito satisfeitos vendo essa mudança acontecer”, comemorou Sueli Pires de Souza, moradora da Rua Roberto Silveira.

As principais melhorias foram feitas nas estações elevatórias, responsáveis pelo bombeamento da água nas redes de distribuição. Além disso, um trabalho contínuo de combate a vazamentos também contribuiu para equalizar as pressões nas redes. A concessionária estima que, desde o início das operações, foram realizados em torno de 4,4 mil reparos na rede de água no município de São João de Meriti, sendo 15% nas regiões de Coelho da Rocha e Éden.

“Fizemos ajustes técnicos em duas elevatórias, que realizam o bombeamento da água para nossos reservatórios, tornando possível levar esse recurso para mais lugares e com maior pressão até as residências e estabelecimentos comerciais. Os reservatórios agora operam 24h por dia atendendo de forma ininterrupta dois bairros historicamente críticos de abastecimento”, explicou o diretor-executivo com atuação na Baixada Fluminense, Marcello Dall ‘Ovo.

Para o microempreendedor Wladimir de Jesus Santana, os tempos difíceis já ficaram para trás. “A água parava de chegar em nossas residências logo após o almoço e só voltava no dia seguinte.  Agora está vindo todos os dias e muito forte. Ficar sem água é muito complicado, né? Principalmente em dias de muito calor. O pessoal da Águas do Rio está caprichando”, disse ele.

Ainda no bairro Éden, em 2022, a empresa implantou 130 metros de rede de água na Avenida Goiânia, ampliando o abastecimento para mais de 2.600 pessoas que vivem na região.

Entre as ações de melhorias, Águas do Rio vai continuar aumentando a capacidade bombeamento nas redes de distribuição de água tratada e já está planejada a instalação de 10 novos boosters (sistema de bombeamento), nos bairros Vila Tiradentes, São Mateus, Éden, Agostinho Porto, Parque Araruama, Parque Alian, Vila São João, Jardim Meriti e Jardim Botânico. Esses investimentos vão beneficiar mais de 45 mil pessoas diretamente.

“Em breve, teremos uma cidade com abastecimento universalizado, com água tratada diariamente em suas torneiras. Isso significa a prestação eficiente de um serviço vital para a saúde e bem-estar da população. É esse propósito que nos move”, concluiu Dall ‘Ovo.

Compartilhar:

Veja Também

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Documentos Saiba mais
Documentos

Aqui você encontra os relatórios, arquivos e documentos de interesse público da Águas do Rio.

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...