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Grupo visita as instalações da concessionária, como o Centro de Operações Integradas, e tem bate-papo com o time do WhatsApp Center

Não é incomum caminhar nas ruas e cruzar com as equipes operacionais da Águas do Rio. Porém, o relacionamento da concessionária com a população vai além. Uma das iniciativas que estreita esse contato direto é o programa De Portas Abertas e, nesta quarta-feira (30), a empresa abriu suas portas para receber líderes de diferentes comunidades da capital, como Vidigal, Borel e Fazendinha.

O grupo, formado por dez pessoas, fez um tour pelos diversos setores da empresa e conheceu o novo Centro de Operações Integradas – COI. O espaço monitora, em tempo real, mais de mil pontos de distribuição de água e dispõe de softwares e equipamentos automatizados capazes de analisar inúmeras variáveis, como pressão, vazão, temperatura, energia e produtos químicos, otimizando a gestão dos sistemas de água e esgoto.

O sistema surpreendeu os visitantes que desconheciam a complexidade das operações. “É grandioso, tal qual o trabalho de vocês”, disse surpresa a líder Maria do Socorro, da comunidade Indiana, localizada na Tijuca, quando viu a sala do COI.

Segundo Valdir Cavalcante, liderança do Vila Parque da cidade, a explicação de como é feito o controle da equipe do Centro de Operações Integradas foi fundamental para que ele entendesse como é programado os serviços da comunidade. “Chegar dentro de uma empresa e ver o tamanho dessa estrutura é muito legal. Eu não conheço nenhuma liderança comunitária que já teve acesso a toda essa informação e conhecimento que estamos tendo hoje”, contou.

O diretor superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, explicou que a sala conta com equipamentos de última geração, pensados para proporcionar maior eficiência e conforto para os profissionais, que precisam ficar focados na operação.

“O COI cumpre um papel estratégico fundamental para as nossas comunidades. É o polo de acompanhamento, gerenciamento e tomada de decisões de grande envergadura de qualquer ordem, programada ou emergencial, que afete os serviços para a população”, disse Guilherme, para as lideranças.

O diretor executivo da superintendência de Comunidades, Renan Mendonça, enfatizou que o programa De Portas Abertas tem a importância de aproximar a concessionária dos líderes comunitários, além de mostrar como é o funcionamento da empresa.

“É muito importante trazê-los aqui para conhecer a sede da Águas do Rio e um pouco do nosso dia a dia, do trabalho atrás dos monitores das equipes do COI e WhatsApp Center. Hoje, as lideranças puderam acompanhar como funciona a operação e acompanhamos todos os serviços que estão na rua em tempo real, e como a gente vem trabalhando para melhorar a prestação de serviços no Rio de Janeiro”, acrescentou.

Érica, integrante do WhatsApp Center

Para as lideranças, o ponto alto da visita foi conhecer a equipe de WhatsApp Center, com o qual eles mantêm contato diário através do grupo Afluentes no aplicativo de mensagem. É através do grupo que as lideranças comunitárias relatam situações de falta de água e solicitam serviços.

Érica Mendes é uma das responsáveis por um dos grupos Afluentes do Whatsapp. Diariamente, ela abre mais de 50 ordens de serviço. Para ela, conhecer o rosto das pessoas que ela tanto fala virtualmente foi uma das coisas mais especiais que aconteceram desde que ela entrou para a Águas do Rio.

“Foi muito bacana. Estou há um ano falando com as lideranças e muitos eu não conseguia ver o rosto nem pela foto de perfil. Além de poder finalmente conhecê-los, pude mostrar um pouco do nosso trabalho, um pouco da nossa equipe”, contou Érica.

Apesar do clima de confraternização, a ocasião serviu para a equipe do Whatsapp Center mostrar às lideranças como funciona a abertura das ordens de serviços geradas a partir das mensagens que são enviadas no grupo Afluentes.

Senhor Vilobaldo, liderança  do Morro do França

 

“Antigamente, era um sacrifício para ter um serviço de qualidade e projetos na comunidade. A Águas do Rio está fazendo a diferença, trazendo dignidade para gente. Agora temos acesso às melhorias, ao atendimento de qualidade e à inclusão social. Espero que a empresa sirva de inspiração para outras empresas. Espero que as outras façam o que vocês fazem, que é melhorar a qualidade de vida do carioca”, conta Vilobaldo, do Morro do França, localizada na zona norte do Rio.

A visita contou com as lideranças das comunidades do Vidigal, do Parque da Cidade, de Vila Canoas, do Morro da Coroa, do Morro do Borel, do Indiana, do Saçu, da Fazendinha e do Inácio Dias. O programa Portas Abertas, organizado pela equipe de Responsabilidade Social da empresa, pretende fazer um encontro por mês.

 

“A visita foi perfeita e superou nossas expectativas. O programa De Portas Abertas é fundamental pois ele estreita o relacionamento com as lideranças comunitárias. Foi a primeira vez que nossos líderes tiveram a oportunidade de conhecer parte da estrutura da Águas do Rio”, contou Syvia Passos, gerente de Responsabilidade Social de Comunidades.

 

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