Notícia

Ver notícia

Grupo visita as instalações da concessionária, como o Centro de Operações Integradas, e tem bate-papo com o time do WhatsApp Center

Não é incomum caminhar nas ruas e cruzar com as equipes operacionais da Águas do Rio. Porém, o relacionamento da concessionária com a população vai além. Uma das iniciativas que estreita esse contato direto é o programa De Portas Abertas e, nesta quarta-feira (30), a empresa abriu suas portas para receber líderes de diferentes comunidades da capital, como Vidigal, Borel e Fazendinha.

O grupo, formado por dez pessoas, fez um tour pelos diversos setores da empresa e conheceu o novo Centro de Operações Integradas – COI. O espaço monitora, em tempo real, mais de mil pontos de distribuição de água e dispõe de softwares e equipamentos automatizados capazes de analisar inúmeras variáveis, como pressão, vazão, temperatura, energia e produtos químicos, otimizando a gestão dos sistemas de água e esgoto.

O sistema surpreendeu os visitantes que desconheciam a complexidade das operações. “É grandioso, tal qual o trabalho de vocês”, disse surpresa a líder Maria do Socorro, da comunidade Indiana, localizada na Tijuca, quando viu a sala do COI.

Segundo Valdir Cavalcante, liderança do Vila Parque da cidade, a explicação de como é feito o controle da equipe do Centro de Operações Integradas foi fundamental para que ele entendesse como é programado os serviços da comunidade. “Chegar dentro de uma empresa e ver o tamanho dessa estrutura é muito legal. Eu não conheço nenhuma liderança comunitária que já teve acesso a toda essa informação e conhecimento que estamos tendo hoje”, contou.

O diretor superintendente de Comunidades, Guilherme Campos, explicou que a sala conta com equipamentos de última geração, pensados para proporcionar maior eficiência e conforto para os profissionais, que precisam ficar focados na operação.

“O COI cumpre um papel estratégico fundamental para as nossas comunidades. É o polo de acompanhamento, gerenciamento e tomada de decisões de grande envergadura de qualquer ordem, programada ou emergencial, que afete os serviços para a população”, disse Guilherme, para as lideranças.

O diretor executivo da superintendência de Comunidades, Renan Mendonça, enfatizou que o programa De Portas Abertas tem a importância de aproximar a concessionária dos líderes comunitários, além de mostrar como é o funcionamento da empresa.

“É muito importante trazê-los aqui para conhecer a sede da Águas do Rio e um pouco do nosso dia a dia, do trabalho atrás dos monitores das equipes do COI e WhatsApp Center. Hoje, as lideranças puderam acompanhar como funciona a operação e acompanhamos todos os serviços que estão na rua em tempo real, e como a gente vem trabalhando para melhorar a prestação de serviços no Rio de Janeiro”, acrescentou.

Érica, integrante do WhatsApp Center

Para as lideranças, o ponto alto da visita foi conhecer a equipe de WhatsApp Center, com o qual eles mantêm contato diário através do grupo Afluentes no aplicativo de mensagem. É através do grupo que as lideranças comunitárias relatam situações de falta de água e solicitam serviços.

Érica Mendes é uma das responsáveis por um dos grupos Afluentes do Whatsapp. Diariamente, ela abre mais de 50 ordens de serviço. Para ela, conhecer o rosto das pessoas que ela tanto fala virtualmente foi uma das coisas mais especiais que aconteceram desde que ela entrou para a Águas do Rio.

“Foi muito bacana. Estou há um ano falando com as lideranças e muitos eu não conseguia ver o rosto nem pela foto de perfil. Além de poder finalmente conhecê-los, pude mostrar um pouco do nosso trabalho, um pouco da nossa equipe”, contou Érica.

Apesar do clima de confraternização, a ocasião serviu para a equipe do Whatsapp Center mostrar às lideranças como funciona a abertura das ordens de serviços geradas a partir das mensagens que são enviadas no grupo Afluentes.

Senhor Vilobaldo, liderança  do Morro do França

 

“Antigamente, era um sacrifício para ter um serviço de qualidade e projetos na comunidade. A Águas do Rio está fazendo a diferença, trazendo dignidade para gente. Agora temos acesso às melhorias, ao atendimento de qualidade e à inclusão social. Espero que a empresa sirva de inspiração para outras empresas. Espero que as outras façam o que vocês fazem, que é melhorar a qualidade de vida do carioca”, conta Vilobaldo, do Morro do França, localizada na zona norte do Rio.

A visita contou com as lideranças das comunidades do Vidigal, do Parque da Cidade, de Vila Canoas, do Morro da Coroa, do Morro do Borel, do Indiana, do Saçu, da Fazendinha e do Inácio Dias. O programa Portas Abertas, organizado pela equipe de Responsabilidade Social da empresa, pretende fazer um encontro por mês.

 

“A visita foi perfeita e superou nossas expectativas. O programa De Portas Abertas é fundamental pois ele estreita o relacionamento com as lideranças comunitárias. Foi a primeira vez que nossos líderes tiveram a oportunidade de conhecer parte da estrutura da Águas do Rio”, contou Syvia Passos, gerente de Responsabilidade Social de Comunidades.

 

Compartilhar:

Veja Também

Viabilidade de Empreendimento Saiba mais
Viabilidade de Empreendimento

Viabilidade de Empreendimentos

Relatório de Qualidade da Água Saiba mais
Relatório de Qualidade da Água

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade Saiba mais
Projeto “Ação Gonçalo” leva educação, cidadania e empreendedorismo sustentável para população da cidade

Moradores aproveitam atividades gratuitas neste sábado (4), no Barro Vermelho Com muita animação e atividades gratuitas, a população gonç...