Notícia

Ver notícia

Alunos da rede municipal do Rio participam de oficina temática e visitam exposição educativa sobre preservação da água e do meio ambiente.

 

Uma ducha refrescante em um dia de calor, um copo de água gelada quando a sede aperta, uma refeição quentinha e saborosa no prato. Todas essas situações corriqueiras só são possíveis por causa do bem natural mais importante para a vida no nosso planeta: a água. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, neste dia 22 de março, equipes da Águas do Rio começaram a promover atividades educativas com escolas da rede pública municipal da capital.

Na Escola Municipal Gustavo Armbrust, em Inhaúma, a oficina “A água que queremos” abordou a temática com crianças de 8 a 12 anos. A atividade propôs que a turma do 6º ano construísse uma maquete para representar todo o percurso da água, desde as nascentes até as torneiras das nossas casas, passando pelo processo de captação, tratamento de esgoto até o retorno às baías.

“Eu não sabia muito bem como a água chegava lá em casa nem o que acontece com ela depois que a gente usa e ela vai pelo ralo. Agora não vou mais jogar papel no vaso, porque entendi que isso prejudica o meio ambiente”, conta o aluno André Miguel Pereira Machado, de 10 anos.

Promover a conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência, bem como a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos é essencial para a garantia de um futuro mais sustentável.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Delfim Moreira, localizada no Jacaré, Zona Norte, visitaram pela manhã, o Espaço de Convivência Sustentável, na Lagoa, e conheceram a exposição ‘Lagoa Vive’, assinada pela Águas do Rio. Durante a visita, as crianças puderam aprender de forma lúdica sobre a preservação do meio ambiente e a importância da água.

“Essa visita é muito legal, porque podemos aprender mais sobre o meio ambiente e sobre a importância do descarte correto do lixo para preservação dos animais e da água”, afirmou Ágatha Lopes, estudante do 5º ano.

Para a diretora da escola, Luzana Rocha, é muito importante levar os alunos da comunidade para um ambiente desconhecido e poder externar o que é visto em sala de aula. Foi a primeira vez que muitos deles visitaram o principal cartão postal da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas. “Nessa visita, os alunos estão vivenciando atitudes importantes no dia a dia, como o descarte do lixo, e aprendendo mais sobre os tipos de mangue, como vimos em sala de aula”, ressaltou Luzana.

As ações fazem parte de uma série de iniciativas da Águas do Rio para fomentar a educação ambiental nas escolas.

“Esse tipo de ação estimula a participação e a reflexão das crianças. Dialogar com elas sobre esse tema é muito importante, porque possibilita que contribuam desde já para o consumo sem desperdício, junto com as suas famílias”, ressalta Rodrigo Fernandes, Analista de Responsabilidade Social da superintendência Centro Sul.

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas do Rio e saiba mais sobre abastecimento, obras, programas e projetos.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.