Notícia
Mais de 50 mil pessoas participam do maior São João das favelas, que teve apoio da Águas do Rio e distribuição gratuita de água em parceria com o Voz das Comunidades
No coração do Complexo do Alemão, a Praça de Inhaúma se transformou em um pedacinho do Nordeste — com bandeirinhas, cheiro de milho no ar e passos marcados ao som das quadrilhas. Assim foi a 9ª edição do Arraiá do Alemão, nos dias 14 e 15 de junho, um dos eventos mais aguardados das favelas cariocas, que neste ano ganhou um brilho ainda mais especial ao celebrar os 20 anos da ONG Voz das Comunidades.
Cerca de 50 mil pessoas curtiram os dois dias de festa na Zona Norte carioca. Teve quadrilha, sanfona e, também, cuidado. Mais uma vez presente nas ações do Voz das Comunidades, a Águas do Rio bateu um recorde nesta edição do evento: foram mais de 520 mil litros de água geladinha distribuídos — o equivalente a duas piscinas olímpicas —, garantindo hidratação e bem-estar do início ao fim. A parceria, já tradicional, virou parada obrigatória para quem buscava um gole de alívio em meio à festa.
Além do ponto fixo de hidratação, mochileiros da concessionária circularam por todo o espaço, garantindo que ninguém ficasse sem água — dos barraqueiros que suavam nas fritadeiras aos integrantes das quadrilhas de dança. O point da Águas do Rio virou atração à parte, com distribuição de balões para as crianças, muita animação e aquele bom humor que já virou marca registrada.

“Além de incentivar a cultura e fomentar a economia local, o Arraiá do Alemão dá espaço para quem empreende na comunidade e ainda oferece serviços essenciais. Estar junto nessa festa reforça nosso compromisso de cuidar e transformar a vida dos moradores das 525 comunidades onde atuamos”, destacou Renan Mendonça, diretor executivo da Águas do Rio.
Uma parceria que faz a diferença
Para Renê Silva, fundador do Voz das Comunidades, essa parceria vai muito além do evento: “Ter a Águas do Rio junto com a gente, não só no Arraiá, mas no dia a dia, fortalece os laços com a favela. Mostra que a empresa está presente, acredita na cultura, na potência das comunidades e nas atividades que fazem a diferença no nosso território”, ressalta.

Além das atrações musicais, 25 empreendedores locais tiveram a oportunidade de vender seus pratos típicos, fortalecendo a economia da comunidade. O evento ainda ofereceu oficinas para mulheres e vacinação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Quem aproveitou cada minuto do arraiá foi Leontina Rodrigues Alves, de 48 anos, moradora do Alemão, que trouxe a sobrinha Milena Rodrigues, de 25: “Vim no ano passado, amei e voltei este ano trazendo minha sobrinha. Aqui tem tudo: comida boa, música, gente animada e ainda uma água bem geladinha garantida pela Águas do Rio. Perfeito!”, contou, sorrindo.

E não foi só ela. Priscila Alves Silva, de 43 anos, também marcou presença pela segunda vez: “A organização está maravilhosa. A Águas do Rio sempre está por aqui, cuidando da gente, oferecendo água fresquinha. Eu adoro esse evento! Minha filha, então, nem se fala. É tradição que a gente quer manter todo ano”, disse, animada.
