Notícia

Ver notícia

Mais de 500 alunos da rede pública participam do encerramento do Programa Saúde Nota 10 da Águas do Rio

Se tem alguém que se divertiu e aprendeu direitinho o que se deve fazer, e o que não se pode fazer, para cuidar das águas do planeta, foi o Pyetro Laurindo, de 7 anos, aluno de Aperibé. “Eu aprendi que não pode jogar lixo nos rios. Nós não trabalhamos lá na Águas do Rio, mas temos que ajudar as pessoas, porque dá muito trabalho limpar a água que vai para nossa caixa. Eu achei muito legal o teatro”. Pyetro foi um dos mais de 500 alunos que assistiram o espetáculo teatral “Cuidando das Águas do Rio”, realizado para estudantes da rede municipal de Cordeiro e Aperibé, uma ação de encerramento do ano do programa Saúde Nota 10.

Quem também aprendeu muito sobre a importância da água, foi o pequeno Luiz Otávio Sarruf, de 6 anos, aluno do Jardim de Infância Eny Galvoza, que frisou que sem água, não há vida. “A água é muito importante para as pessoas ficarem hidratadas, senão a gente não vive. Por isso temos que falar para os nossos pais não deixarem a torneira aberta para lavar a louça e não podemos jogar fio dental no vaso”, disse.

A peça teatral do grupo Lona na Lua levou o tema saneamento básico de forma lúdica e divertida para as crianças. Além de abordarem a importância da água, do cuidado com os rios, os personagens mostraram aos estudantes como o esgoto também deve ser tratado para evitar problemas e doenças. A iniciativa faz parte do programa da concessionária, o Saúde Nota 10, que ao longo do ano trabalhou o jogo do saneamento nas escolas de todos os municípios atendidos pela Águas do Rio, através da equipe de Responsabilidade Social.

Com cinco anos, a aluna de Cordeiro, Beatriz Boquimpani, disse que agora já sabe que o lixo tem que ser jogado na lixeira. Já João Pedro Gomes, de 11 anos e do 5º ano de Aperibé, completou: “Se jogarmos o lixo no chão e na rua, quando chove, ele vai pro esgoto, entope tudo e dá enchente”.

Para a coordenadora pedagógica da secretaria de Educação de Aperibé, Danuza Peçanha, o espetáculo foi uma oportunidade de aprendizado e especialmente de acesso à cultura, algo que não é muito comum no interior. “A Águas do Rio trouxe para nossas crianças uma oportunidade linda de acesso ao teatro, coisa que no interior só vemos pela tv. Foi tão importante para o crescimento delas e tenho certeza que para a vida. Fiquei muito emocionada”, disse.

A orientadora pedagógica do Jardim de Infância Municipalizado Eny Galvoza da Costa, Fabiana da Silva, agradeceu a parceria e destacou o quanto os pequenos alunos gostaram da peça. “Foi maravilhoso o teatro, nossos alunos adoraram, interagiram o tempo todo, riram, se divertiram e aprenderam”, concluiu.

Compartilhar:

Veja Também

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

DPIH DOH – HIDRANTES Saiba mais
DPIH DOH – HIDRANTES

DECLARAÇÃO DE POSSIBILIDADE DE INSTALAÇÃO DE HIDRANTE – DPIH e DECLARAÇÃO DE OPERAÇÃO DE HIDRANTE – DOH DESCRIÇÃO: A Declaração de Possib...

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.