Notícia

Ver notícia

Expectativa é promover, em 2022, a formação de aproximadamente 4 mil embaixadores mirins do saneamento básico nos municípios da região Leste do Estado do Rio de Janeiro

Na E.M Vereador Manoel Novis da Silva, no município de Tanguá, no Estado do Rio de Janeiro, os alunos já têm incentivo em sala de aula para aprender sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente: o Programa Saúde Nota 10 da Águas do Rio. A iniciativa, que completou um mês em agosto, somou esforços para levar informação sobre saneamento básico de forma lúdica e acessível, iniciando as atividades na unidade de ensino com os estudantes das duas turmas do Ensino Infantil.

Primeiro é realizada uma pequena sessão de cinema em que são mostrados o ciclo natural da água e o processo de tratamento do esgoto para que a água se torne limpa, de qualidade e própria para consumo novamente. Um bate-papo sobre o conteúdo exibido convida as crianças a desenharem sobre o que assistiram para formar um varal de exposição dos conhecimentos adquiridos, já que a melhor forma de aprender é brincando.

A professora da Educação Infantil da escola, Bianca Cabral, desenvolveu o hábito de recolher os resíduos gerados pelos alunos na hora da merenda e que podem, além de se transformar em outros objetos e brinquedos, ser encaminhados para reciclagem. “É engraçado como hoje em dia eles naturalmente vêm me entregar os copos plásticos, por exemplo, e a presença de vocês com o Programa Saúde Nota 10 é muito bacana porque reforça o que já trabalhamos no dia a dia”, disse Bianca.

As atividades são adaptadas para a faixa etária das turmas. Para os alunos do Ensino Fundamental l e ll, com faixa etária entre 06 e 14 anos, após a exibição dos vídeos, o jogo é o da caixa misteriosa que contém perguntas sobre saneamento básico. A caixa vai passando de mão em mão e, quando chega a ordem de parar, quem a estiver segurando sorteia uma questão e pode responder ou pedir ajuda para os colegas de turma. Outra atividade proposta é o tabuleiro em tamanho humano em que os alunos são as peças do jogo e avançam as casas ao jogar o dado.

Até o final do ano a expectativa é de promover, de forma gradativa, a formação de aproximadamente 4 mil embaixadores mirins do saneamento básico nos municípios de Tanguá, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo e 3º distrito de Saquarema, além de chegar à Ilha de Paquetá.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

DDF e DA – Declaração de Conexão Saiba mais
DDF e DA – Declaração de Conexão

DECLARAÇÃO DE ABASTECIMENTO – DA e DECLARAÇÃO DE DESTINO FINAL – DDF DESCRIÇÃO: A Declaração de Abastecimento tem o objetivo de certifica...

Contatos Saiba mais
Contatos

O serviço de atendimento da Águas do Rio funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas do Rio é responsável pelos serviços de saneamento básico em de 124 bairros do Rio de Janeiro e mais 27 municípios no estado.